Carta Aberta a Michael Schumacher

  1. Home
  2. Salões
  3. Carta Aberta a Michael Schumacher
Nelson Piquet
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Uma carta, mesmo aberta, é sempre uma mistura de conselho com homenagem. É também uma maneira de dizer verdades, comentar fatos e, melhor ainda, partilhar tudo isso. Pois bem.

Schumacão já faz algum tempo que me refiro assim a você aqui no Brasil e até que o apelido pegou. Brasileiro é mesmo danado como você sabe bem, faz apenas uma semana que você declarou que vai deixar a F1 no final da temporada deste ano e já tem uma porção de gente escrevendo sobre você. Pois bem, eu estou fazendo diferente, estou escrevendo para você.

No dia em que você chegou à Benetton na F1 eu estava fazendo o meu GP de número 200, naquela que já era a minha 14ª temporada na categoria. Fizemos apenas 5 GPs juntos. Em 3 deles você largou na minha frente, e em 3 deles eu cheguei na sua frente. Um resultado bem equilibrado que nunca mais nenhum dos seus companheiros de equipe conseguiu.

Você aprendeu rápido e bem até demais, diga-se de passagem que a F1 é uma mistura de engenhosidade com tenacidade e estômago forte. Mas acredite: o maior desafio de todos na F1 vem depois que você não participa mais dela. A história agora se chama sucesso na iniciativa privada – sem ele a aposentadoria é castigo mesmo ganhando 28 milhões de dólares e não recompensa. É isso aí, se precisar de mais algum conselho é só pedir. Um abraço do Nelson.

Acelerando fundo

Na prova de 3 horas da FIA GT em Mugello e debaixo de chuva, vitória do Aston Martin DBR9 seguido por dois Maserati MC12. Na categoria GT2 vitória do Porsche 996GT3 se recuperando depois de uma série de derrotas para o Ferrari 430 que ficou em 2º e 3º

Na MotoGP um sensacional GP da Austrália que mostrou pela primeira vez a regra da mudança de motos quando a chuva parou. Vitória do Melandri Honda com Vermeulen Suzuki em 2º e Valentino Yamaha em 3º, descontando mais 5 pontos em relação ao Hayden a três provas do final do campeonato.

A Stock Car vem a Brasília neste próximo final de semana para definir os 10 pilotos que vão ao playoff. É uma prova que não se pode perder. Já no Playoff da NASCAR os 10 classificados fizeram a primeira prova e ficaraem em 1º, 3º, 4º, 7º, 10º, 110, 13º, 16º, 38º e 39º, bagunçando a ordem que tinha começado. Perfeito.

A prática faz a perfeição

Pilotos, profissionais liberais, malabaristas, músicos, matemáticos, velejadores, jogadores de futebol, enfim, todos adquirem destreza de forma muito parecida. Motivados em doses uniformes pelo desafio das dificuldades, pela competição sempre presente e principalmente pela alegria da vitória.

É assim que ao lado do cálculo frio, do conhecimento puro, do pensamento avançado e do planejamento estruturado colocam um esforço enorme arrancado dessa motivação e da conseqüente recompensa. Claro que a base de tudo é o talento, mas talento apenas é incapaz de superar certos desafios que a primeira vista vão além da própria capacidade.

“Mostre aquilo que você é capaz de fazer depois que você teve tempo de aprender, digerir, treinar e experimentar as alternativas”, torna-se a frase sobre a qual construir carreiras em qualquer um dos campos que você escolher. Exemplos existem aos borbotões em qualquer parte do mundo e aqui no Brasil é fácil de apontá-los no Automobilismo, no Vôlei e na Vela, para citar apenas as modalidades esportivas onde mais essa dedicação prática tem sido aparente e bem sucedida. Acho que ninguém discorda, verdade?
________________________________
Quer receber nossa newsletter e boletins de manutenção de seu carro? Então se cadastre na Agenda do Carro clicando aqui e receba boletins quinzenais com as notícias mais quentes!
_______________________________
E-mail: Comente esta coluna

Nelson Piquet é tricampeão mundial de Fórmula 1 e o primeiro campeão da Era Turbo da competição. Participou de 204 provas, com 23 vitórias. Atualmente se dedica à administração de suas empresas e à carreira esportiva do filho, Nelson Ângelo Piquet, o Nelsinho, além de ser colunista do WebMotors.

Envie essa coluna para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors