Cinco hatches customizados no Salão de São Paulo

Marcas desenvolvem showcars de seus modelos; Renault monta R.S. que remete à Lotus JPS de Ayrton Senna

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Marcelo Monegato
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O Volkswagen Gol GT Concept roubou a cena no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. No entanto, outros veículos de série modificados estão fazendo sucesso. Separamos cinco destes ‘diferentes’ e gostaríamos de saber: qual destes mais te agradou?

Renault Sandero R.S. Grand Prix Concept

No colorido estande da Renault, o Sandero R.S. Grand Prix Concept acaba por ser o mais discreto – porém não menos interessante. Preto com detalhes em dourado na grade dianteira inferior, nos retrovisores externos, rodas e no próprio logo ‘R.S.’ que remetem ao Lotus JPS pilotado por Ayrton Senna na Fórmula 1, o hatch, como não poderia ser diferente, é nostálgico – e de muito bom gosto, como eram os ‘bólidos’ projetados pelo ‘mago’ Colin Chapman.

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Renault Sandero RS
Crédito: Renault Sandero RS
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No rodapé das portas estão adesivos em dourado também com o nome ‘Renault Sport’ e o número ‘12’, o mesmo utilizado por Senna na temporada de 1985. O ‘12’ também está, de maneira bem mais destacada, na traseira, que, aliás, traz amplo difusor e saída de escape com ponteira dupla. O design se completa com rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus Continental 205/45 R17.

O interior tem bancos e volante revestidos em couro com costuras douradas. A sigla ‘R.S.’ Também está o encosto de cabeça dos assentos dianteiros.

 Renault Sandero RS
Renault Sandero RS
Legenda: Renault Sandero RS
Crédito: Renault Sandero RS
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O conjunto mecânico é o mesmo do R.S. convencional: motor 2.0 16V Flex aspirado que desenvolve até 150 cv de potência máxima a 5.750 rpm e torque de 20,9 kgf.m a 4.000 giros. A transmissão é manual de seis velocidades. De acordo com a Renault, o hot hatch acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos e a velocidade máxima é de 202 km/h. O Sandero R.S. ‘comum’ parte de R$ 62.500.

Renault Sandero RS
Crédito: Renault Sandero RS
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Hyundai D Spec Concept

Se o dourado está em detalhes do Sander R.S. Grand Prix Concept, no Hyundai D Spec Concept está por toda a parte. Todo é hatch da marca sul-coreana é em dourado fosco e detalhes pontuais, como saias laterais, em preto brilhante. Aliás, este preto brilhante está também no acabamento interno dos faróis dianteiros.

Hyundai HB20 D Spec Concept
Crédito: Hyundai HB20 D Spec Concept
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A dianteira é marcante pela grade frontal ampla, que remete ao R Spec, versão esportiva que é comercializada e custa R$ 55.850. A traseira, assim como a frente, segue um padrão inspirado no R Spec. O para-choque tem saídas de ar marcantes e o logo ‘D Spec’ na tampa do porta-malas. Destaque para o spoiler acima do vidro traseiro. Completando o visual externo, as rodas de liga leve de 17 polegadas são da marca japonesa Rays e os pneus são Continental 215/45 ZR 17.

 Hyundai HB20 D Spec Concept
Hyundai HB20 D Spec Concept
Legenda: Hyundai HB20 D Spec Concept
Crédito: Hyundai HB20 D Spec Concept
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A mecânica não impressiona, pois é exatamente a mesma do R Spec – um dos pontos críticos desta versão esportiva, que acaba por entregar apenas um visual apimentado, e não um comportamento ácido, também. Estamos falando de um motor 1.6 16V bicombustível de até 128 cv de potência a elevados 6.500 giros e torque de 16,5 kgf.m a 4.500 rotações, quando abastecido com etanol. O câmbio, assim como o Sandero, é manual de seis marchas. De acordo com a Hyundai, o 0 a 100 km/h demora 9,3 segundos e o top speed é de R$ 189 km/h.

Hyundai HB20 D Spec Concept
Crédito: Hyundai HB20 D Spec Concept
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Nissan March 1.6 SL Xtronic

Ao contrário dos outros modelos, o Nissan March 1.6 SL Xtronic não tem um nome especial, muito menos a nomenclatura ‘concept’. Trata-se apenas de uma nova visão dos designers brasileiros sobre o hatch da fabricante japonesa.

Nissan March 1.6 SL
Crédito: Nissan March 1.6 SL
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O March é dividido em duas duas cores. Abaixo da linha de cintura um vermelho escuro domina, enquanto acima é o preto quem dita o tom. Detalhes – pequenas bolas pretas – estão espalhadas por toda a carroceria. Elas estão na base da coluna ‘A’, na coluna ‘B’ inteira, no para-choque dianteiro e na discreta saia lateral. Uma linha preta também chama a atenção, nascendo dos faróis dianteiros e cortando a lateral até as lanternas traseiras. Os espelhos retrovisores externos também são pretos.

As ‘bolinhas’ espalhadas pela carroceria também estão no revestimento em tecido dos bancos dianteiros e traseiros.

 Nissan March 1.6 SL
Nissan March 1.6 SL
Legenda: Nissan March 1.6 SL
Crédito: Nissan March 1.6 SL
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As rodas de liga leve de 17 polegadas são em preto brilhante, e ‘calçam’ pneus Yokohama 195/45 R17.

O motor deste March é o 1.6 16V Flex de modestos 111 cv de potência máxima a 5.600 giros e torque de 15,1 kgf.m a 4.000 rpm. A transmissão, como denuncia o logo na tampa do porta-malas, é a automática CVT (continuamente variável) Xtronic, denunciando a falta de esportividade comportamental para esta ‘joaninha’. A velocidade máxima é de 191 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h demora 9,5 segundos para acontecer. O Nissan March 1.6 SL Xtronic custa R$ 59.290.

Nissan March 1.6 SL
Crédito: Nissan March 1.6 SL
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Fiat Mobi Mopar

No estande da Fiat, entre alguns veículos modificados, está um Mobi fantasiado com adereços da Mopar, linha de produtos de preparação e customização da FCA (Fiat Chrysler Automobiles). E assim como o March, o brasileirinho com sotaque italiano é dividido em duas cores: da linha de cintura para baixo o branco domina, enquanto para cima o preto se faz presente, inclusive no capô. E esta divisão é feita por uma discreta linha azul.

Fiat Mobi Mopar
Crédito: Fiat Mobi Mopar
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Azul este que também marca as pinças dos freios dianteiros. As rodas do ‘MM’ (Mobi Mopar) são de 17 polegadas também, têm uma tonalidade diferente puxada para o cobre, porém mais escura, e que utilizam pneus Hankook 205/40 ZR17.

Para assegurar que é um legítimo Mopar, o Mobi ostenta um logo da marca na base da coluna ‘A’.

 Fiat Mobi Mopar
Fiat Mobi Mopar
Legenda: Fiat Mobi Mopar
Crédito: Fiat Mobi Mopar
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Até antes do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o subcompacto da Fiat era equipado apenas com motor 1.0 8V de quatro cilindros bicombustível de 75 cv a 6.250 rotações e 9,9 mkg.f de força a 3.850 rpm. O câmbio é manual de cinco marchas, o 0 a 100 km/h é em 13,4 segundos e a velocidade de 154 km/h. No entanto, durante coletiva de imprensa, a marca anunciou a adoção do motor 1.0 6V flex de três cilindros chamada Firefly, mesmo lançado com a recente repaginada do Uno, que equipará apenas a recém-lançada versão Drive, que não teve preço anunciado.

O Mobi parte de R$ 32.380 na configuração Easy. Já a topo de linha, desconsiderando a opção Way, custa R$ 42.930 (opção Like On).

Fiat Mobi Mopar
Crédito: Fiat Mobi Mopar
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Peugeot 208 Pyrit

Deixamos para o fim aquele que possivelmente mais chamará sua atenção. Trata-se do Peugeot 208 Pyrit. Baseado no divertido 208 GT (R$ ) de motor 1.6 16V THP (Turbo High Pessure) Flex ce 173 cv a 6.000 giros e 24,5 kgf.m a partir de 1.400 rotações, e transmissão manual de seis marchas, o Pyrit chama atenção pela mescla de diversos tons de dourado – do brilhante ao fosco. Vai ter quem goste desta mistura, mas, convenhamos, é esquisito, no mínimo.

Peugeot 208 Pyrit
Crédito: Peugeot 208 Pyrit
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As rodas de liga leve são em preto fosco e, assim como os demais integrantes desta matéria, de 17 polegadas. Os pneus são Michelin 205/45 ZR17.

 Peugeot 208 Pyrit
Peugeot 208 Pyrit
Legenda: Peugeot 208 Pyrit
Crédito: Peugeot 208 Pyrit
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A título de curiosidade, o nome Pyrit é inspirado na Pirita, um mineral de ferro amarelo e dourado – assim como a combinação das cores do 208. Já Pirita é derivada do grego Pyr, que significa fogo.

Guia do Salão 2016

Confira o Guia Completo do Salão 2016 WM1. Separamos tudo que você precisa saber sobre o maior evento automotivo da América Latina!

Peugeot 208 Pyrit
Crédito: Peugeot 208 Pyrit
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