Dario Franchitti vence corrida atribulada em Toronto

Os brasileiros em sua maioria ficaram pelo caminho. Castroneves, Kanaan e Mario Moraes se envolveram em acidentes. Raphael Matos foi o único a complet
  1. Home
  2. Salões
  3. Dario Franchitti vence corrida atribulada em Toronto
Autoracing
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Dario Franchitti Ganassi foi o vencedor da décima etapa da Fórmula Indy, que esteve em Toronto pela primeira vez sob a chancela da IRL. Foi a terceira vitória do escocês agora líder do campeonato na temporada e a segunda no tradicional circuito de rua canadense.

A segunda posição ficou com o australiano Ryan Briscoe Penske, com seu compatriota e companheiro de equipe, Will Power, completando o pódio em terceiro. O campeão Scott Dixon Ganassi chegou na quarta colocação, seguido por Justin Wilson Dale Coyne e Danica Patrick Andretti Green. Ryan Hunter-Reay Foyt foi o sétimo, Marco Andretti Andretti Green o oitavo e Alex Tagliani Conquest o nono.

Os brasileiros em sua maioria ficaram pelo caminho. Helio Castroneves Penske se envolveu em um acidente com o ídolo local Paul Tracy KV e abandonou, assim como Tony Kanaan Andretti Green. Mario Moraes KV foi vítima em um toque de Tagliani em Tomas Scheckter Dreyer & Reinbold, e Raphael Matos Luczo Dragon foi o único a completar a prova, em décimo.

A corrida foi bastante movimentada em Toronto, com várias ultrapassagens, estratégias diferenciadas e bandeiras amarelas, seis ao longo de 85 voltas. Franchitti se manteve em primeiro na largada, e devido ao acidente entre Will Power e Graham Rahal Newman/Haas/Lanigan, Tagliani passou para segundo e Robert Doornbos Newman/Haas/Lanigan para terceiro.

A primeira bandeira amarela foi acionada na oitava volta, para retirada do carro atravessado de Dan Wheldon Panther. Alguns pilotos, como Scheckter, Castroneves e Briscoe, aproveitaram para entrar nos boxes. Na 12ª passagem, Ed Carpenter Vision rodou sozinho.

O líder Franchitti fez seu primeiro pit stop na 25ª volta, e perdeu tempo devido a um problema na roda traseira esquerda. Enquanto isso, Paul Tracy tinha um desempenho épico, tendo ultrapassado Mike Conway Dreyer & Reinbold e Scott Dixon para se posicionar em segundo, atrás do surpreendente Tagliani. Doornbos, que estava em quarto, teve problemas e abandonou. Conway também acabou de fora, após bater de traseira no muro atrás de Tracy.

Após as paradas de todos os líderes, Scheckter e Castroneves passaram para a frente. O brasileiro fez seu segundo pit stop na 48ª volta, devolvendo a primeira posição para Tagliani. Na 59ª passagem, Rahal bateu em Ed Carpenter e causou nova interrupção. Franchitti e Tracy fizeram suas paradas derradeiras nos boxes ainda em bandeira verde e foram beneficiados, ao passo que Tagliani parou em amarela e foi para trás.

Após todas as paradas, Castroneves estava na liderança, mas o brasileiro errou na Curva 1 da 65ª volta e Franchitti passou para primeiro em definitivo. Tracy também foi para cima na volta seguinte, dividiu a Curva 3 com o brasileiro e acabou no muro. Na relargada, Power passou de quinto para terceiro, enquanto Kanaan teve um toque e problemas na suspensão.

A sexta e última bandeira amarela foi acionada na 74ª volta. Tagliani tocou na traseira de Scheckter no final da Reta Oposta, e Mario Moraes também acabou envolvido. O sul-africano ficou furioso e até jogou suas luvas no rival canadense, que prosseguiu na prova. Em bandeira verde, Dixon passou para quarto e a corrida ganhou contornos definitivos.

A 11ª etapa da Formula Indy acontece dentro de duas semanas, no dia 26 de junho, em Edmonton Canadá.

Classificação da prova:

1. Dario Franchitti - Ganassi 85 laps
2. Ryan Briscoe - Penske a 1.6745s
3. Will Power - Penske a 2.1355s
4. Scott Dixon - Ganassi a 2.4803s
5. Justin Wilson - Coyne a 2.9230s
6. Danica Patrick - Andretti Green a 6.4095s
7. Ryan Hunter-Reay - Foyt a 7.1837s
8. Marco Andretti - Andretti Green a 8.2552s
9. Alex Tagliani - Conquest a 13.4745s
10. Raphael Matos - Luczo Dragon a 16.0983s
11. Mario Moraes - KV a 19.0141s
12. Hideki Mutoh - Andretti Green a 1 volta
13. EJ Viso - HVM a 1 volta
14. Dan Wheldon - Panther a 1 volta
15. Ed Carpenter - Vision a 3 voltas

Abandonos:

Tomas Scheckter - Dreyer & Reinbold 74 voltas
Tony Kanaan - Andretti Green 70 voltas
Helio Castroneves - Penske 65 voltas
Paul Tracy - KV 65 voltas
Graham Rahal - Newman/Haas/Lanigan 57 voltas
Richard Antinucci - 3G 41 voltas
Mike Conway - Dreyer & Reinbold 32 voltas
Robert Doornbos - Newman/Haas/Lanigan 26 voltas

Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors

Gosta de esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Aston Martin

Porsche

Ferrari

Lamborghini

Leia também:

Porsche Targa completa renovação do 911

FortuneSport Rt.S e Rt.R, as estrelas de uma nova marca

Maybach Exelero está à venda por € 5 milhões

D&H Falen, demônio escocês de 800 cv

Nissan Tiida SL

Lobini H1

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors