F-1 revelará em julho único fornecedor de pneus para 2008

  1. Home
  2. Salões
  3. F-1 revelará em julho único fornecedor de pneus para 2008
Rodolpho Siqueira
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O Campeonato Mundial de Fórmula 1 se prepara para ter apenas um fornecedor de pneus a partir de 2008. A marca vencedora da concorrência, iniciada em 22 de maio, será conhecida já no dia cinco de julho da atual temporada. As empresas interessadas em participar da licitação têm até o próximo dia 23 para apresentar seus projetos.

Atualmente, o Campeonato Mundial conta com dois fornecedores – a francesa Michelin e a japonesa Bridgestone. Como concorrentes, elas são responsáveis por grande parte do ganho de velocidade obtido a cada ano pelas equipes – e mesmo durante a temporada são capazes de dar saltos de desempenho graças a departamentos de pesquisa equipados com o que há de melhor no ramo. Mas, assim como quer fazer com os motores, a FIA pretende acabar com esta corrida por décimos de segundo, padronizando os pneus para todas as equipes.

A Bridgestone é a atual favorita para vencer a concorrência, mas há expectativas também em relação à italiana Pirelli e à própria Michelin, apesar de esta última já ter anunciado que sairá da categoria no fim de 2006 justamente devido à sua insatisfação com o fim da possibilidade de desenvolvimento dos pneus. O argumento dos franceses tem seu lastro: afinal, todas as fábricas de qualquer componente automobilístico do mundo que participam das corridas justificam essa iniciativa alegando que as descobertas feitas nas pistas são aplicadas depois na linha de montagem de seus produtos de consumo. A controvérsia, no entanto, vai longe: hoje, há muitos detratores da F1 que alegam que os bólidos da categoria estão muito distante dos carros “normais” – e assim pouca coisa poderia ser repassada aos nossos veículos.

Pode ser que a Michelin tenha razão, mas a verdade é que atualmente a Fórmula 1 é quase mais um “campeonato de marketing” do que de corridas. Por isso, até mesmo a aparentemente purista marca francesa pode acabar seduzida pela exposição televisiva e os quilômetros de matérias jornalísticas produzidos anualmente pela categoria.

Segundo a proposta da FIA, a fábrica vencedora da licitação deverá fornecer a mesma especificação de pneus para todas as equipes de 2008 a 2010. Mudanças só acontecerão caso haja alguma necessidade ligada a aspectos de segurança. Haverá quatro tipos diferentes de compostos de borracha disponíveis, embora apenas dois sejam levados para cada GP. Durante o ano, o fabricante deverá ccaption a cada equipe um máximo de 300 jogos de pneus para uso em testes, 12 para aplicações no túnel de vento e – olha o marketing de novo – vários para serem colocados nos carros de exposição, réplicas dos F1 que viajam o mundo para exibir as marcas de seus patrocinadores.

Um protótipo do novo pneu estará disponível para as equipes em 1º de abril de 2007, e o produto acabado estará nas oficinas da F-1 já no mês de setembro daquele ano. Isso facilitará em muito a vida dos projetistas. A partir de então, durante três anos, eles já saberão de antemão qual o tipo de pneu que será utilizado nas próximas temporadas. Assim, poderão começar o projeto de seus carros com muito mais antecipação e calma, reduzindo custos, estresse e imprevistos. Os F-1 modernos são concebidos a partir da especificação do pneu tamanho, tipo de borracha, capacidade de aderência etc., pois, afinal, ele é o elo que liga o bólido ao solo – e, portanto, um erro inicial pode comprometer toda a seqüência do projeto.

Para quem acha que tudo isso já é exigência demais para a empresa que pretende dar milhares de pneus de graça para as equipes e ainda manter uma estrutura cara e especializada para atendê-las no mundo inteiro durante três anos, a FIA mostrou sua independência e autoconfiança em uma das cláusulas da concorrência: é exigida a garantia de uma grande instituição financeira mundial que se responsabilize por um aporte de R$ 260 milhões para cobrir quaisquer danos surgidos de problemas ocorridos durante o campeonato.
_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors