F1 Turquia: Vettel vence mais uma com facilidade na Turquia

A vitória veio com facilidade e praticamente de ponta a ponta, com Vettel liderando 56 das 58 voltas disputadas
  1. Home
  2. Salões
  3. F1 Turquia: Vettel vence mais uma com facilidade na Turquia
Autoracing
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Dobadinha da Red Bull no GP da Turquia deste domingo. A vitória, terceira em quatro etapas, ficou com Sebastian Vettel, líder absoluto do campeonato.

A vitória veio com facilidade e praticamente de ponta a ponta, com Vettel liderando 56 das 58 voltas disputadas. O alemão largou na pole, abriu vantagem já na largada e só perdeu a liderança momentaneamente para Jenson Button após o seu primeiro pit stop.
As brigas, no entanto, ocorreram com grande frequência da segunda posição para trás, muito por causa das asas traseiras flexíveis. Quem levou a melhor foi Mark Webber, que em dois momentos da prova travou duelo acirrado com Fernando Alonso. O espanhol, aliás, obteve o primeiro pódio da Ferrari no ano.

A quarta posição ficou com Lewis Hamilton McLaren. Nico Rosberg Mercedes foi quinto, seguido por Button, o único dos líderes a fazer três pit stops ao invés de quatro, o que fez com que ele caísse de quarto para sexto nas voltas finais. Nick Heidfeld Renault, Vitaly Petrov Renault, Sebastien Buemi Toro Rosso e Kamui Kobayashi Sauber completaram a zona de pontuação.

Entre os brasileiros, o melhor foi Felipe Massa, 11º colocado. O piloto da Ferrari andou junto com as McLarens e com Rosberg durante a maior parte da corrida, mas três pit stops ruins e uma escapada lhe fizeram perder muito terreno. Rubens Barrichello Williams chegou em 15º.

Na largada Rosberg pulou para segundo, atrás de Vettel, com Webber em terceiro. Hamilton pressionou o australiano mas acabou escapando, perdendo posições para Alonso e Button. Na segunda volta, Petrov e Schumacher se tocaram e o alemão levou a pior, precisando parar nos boxes. Sergio Perez Sauber também parou para trocar a asa dianteira.

Na quinta volta Webber tomou o segundo lugar de Rosberg, e Alonso passou o alemão na sétima. Enquanto isso, Button e Hamilton faziam um duelo interno pela quinta posição, com Massa se aproximando deles. O brasileiro ultrapassou Hamilton na nona volta, um pouco antes de ambos pararam nos boxes, com o inglês voltando na frente.

Webber, Alonso e Rosberg fizeram seus pit stops na 11ª volta, Vettel na 12ª e Button na 14ª. A essa altura Hamilton já havia passado Rosberg e estava em quarto, deixando o alemão na mira de Massa e depois de Button.

A segunda rodada de paradas nos boxes iniciou-se com Hamilton na 21ª volta. Massa, após ser superado na pista por Button, parou na 24ª, Alonso na 25ª, Vettel na 26ª e Button na 27ª. Duas voltas depois, o espanhol da Ferrari ultrapassou o australiano da Red Bull e passou para segundo.

O terceiro pit stop de Rosberg foi na 34ª volta, um pouco antes de Hamilton e Massa, que deu uma escapada e perdeu várias posições, voltando em 13º. Webber parou na 37ª, Alonso na 38ª, Button na 40ª e Vettel na 41ª.

Rosberg novamente inaugurou a rodada de paradas nos boxes, desta vez a quarta e última, na 45ª passagem. Webber entrou na 46ª, Alonso na 47ª e Vettel na 48ª. Button vinha em quarto mas, com pneus desgastados, foi superado por Hamilton e Rosberg. Na 51ª volta, Webber deixou Alonso para trás e formou a dobradinha da Red Bull.

Massa, enquanto isso, tentava recuperar terreno. O brasileiro ainda ultrapassou Jaime Alguersuari Toro Rosso e Schumacher. Barrichello caiu de 14º para 15º no final, mas teve boas brigas ao longo da corrida, inclusive com seu velho desafeto Schumacher.

A quinta etapa da F1 acontece dentro de duas semanas, no dia 22 de maio, em Barcelona Espanha.

Classificação da prova:

Pos Piloto Equipe Distância
1 Sebastian Vettel RBR-Renault 58 voltas

2 Mark Webber RBR-Renault +8.8 s
3 Fernando Alonso Ferrari +10.0 s
4 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes +40.2 s
5 Nico Rosberg Mercedes +47.5 s
6 Jenson Button McLaren-Mercedes +59.4 s
7 Nick Heidfeld Renault +60.8 s
8 Vitaly Petrov Renault +68.1 s
9 Sebastien Buemi STR-Ferrari +69.3 s
10 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari +78.0 s
11 Felipe Massa Ferrari +79.8 s
12 Michael Schumacher Mercedes +85.4 s
13 Adrian Sutil Force India-Mercedes +1 volta
14 Sergio Perez Sauber-Ferrari +1 volta
15 Rubens Barrichello Williams-Cosworth +1 volta
16 Jaime Alguersuari STR-Ferrari +1 volta
17 Pastor Maldonado Williams-Cosworth +1 volta
18 Jarno Trulli Lotus-Renault +1 volta
19 Heikki Kovalainen Lotus-Renault +2 voltas
20 Jerome dAmbrosio Virgin-Cosworth +2 voltas
21 Narain Karthikeyan HRT-Cosworth +3 voltas
22 Vitantonio Liuzzi HRT-Cosworth +5 voltas
- Paul di Resta Force India-Mercedes +14 voltas
- Timo Glock Virgin-Cosworth Câmbio

Volta mais rápida: Webber, 1:29.703

As opiniões expressas nesta matéria são de responsabilidade de seu autor e não refletem, necessariamente, a opinião do site WebMotors

Gosta de esportivos?

Então veja as ofertas para o lendário automóvel no WebMotors:

Mercedes-Benz C AMG

BMW M3

BMW M5

Maserati Quattroporte

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors