FIA deverá apelar contra o veredicto de Flavio Briatore

A declaração acrescentou que a FIA ainda considera os banimentos válidos, com o provável apelo pendente, e que medidas adicionais são possíveis
  1. Home
  2. Salões
  3. FIA deverá apelar contra o veredicto de Flavio Briatore
Autoracing
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A FIA afirmou que provavelmente vai apelar contra o veredicto de ontem do tribunal francês, que reverteu os banimentos de Flavio Briatore e Pat Symonds do automobilismo internacional.

"A Corte rejeitou as reivindicações por danos feitas pelo Sr. Briatore e pelo Sr. Symonds, e seu pedido de anulação da decisão da FIA", disse uma declaração da FIA. "A Corte não examinou os fatos e não reverteu a conclusão da FIA de que Briatore e Symonds conspiraram para causar uma batida intencional no GP de Cingapura de 2008".

"No entanto, a Corte questionou a autoridade da FIA para impor banimentos contra o Sr. Briatore e o Sr. Symonds por razões de procedimento e por eles não terem uma licença da FIA, e portanto, de acordo com a Corte, não estão sujeitos a nenhuma das regras da FIA. A capacidade da FIA de excluir aqueles que arriscam a vida de outros intencionalmente nunca foi colocada em dúvida antes, e a FIA está considerando suas opções de apelo neste ponto".

A declaração acrescentou que a FIA ainda considera os banimentos válidos, com o provável apelo pendente, e que medidas adicionais são possíveis.

"A decisão da Corte não pode ser compelida até que as opções de apelo da FIA se esgotem. Até lá, a decisão do Conselho Mundial continua valendo. Além disso, a FIA pretende considerar ações apropriadas visando garantir que nenhuma pessoa que tenha se envolvido em atividades tão perigosas ou atos de trapaça intencional tenha permissão para participar da Fórmula 1 no futuro".

Mosley diz que caso Briatore está longe do fim

O ex-presidente da FIA, Max Mosley, afirmou que o caso "crashgate" está longe do fim, apesar de um tribunal francês ter revertido o banimento vitalício imposto pela fcaptionação a Flavio Briatore. Mosley diz que a FIA pode mudar suas regras a fim de que possa banir até mesmo quem não possui uma licença.

"No que diz respeito à FIA, eu realmente gostaria de ouvir o que o tribunal superior disse antes de me preparar para reconhecer que o conselho que recebemos de advogados de fora foi incorreto", declarou Mosley ao Telegraph.

"Mas a sugestão de que não podemos penalizar ninguém que não possua uma licença é bastante séria, porque, por exemplo, não poderíamos impedir que aquelas pessoas que pintaram seus rostos de preto e ofenderam Lewis em Barcelona 2008 viessem para uma corrida".

"Porém, de qualquer maneira, a FIA pode mudar facilmente suas regras para levar em conta o que o tribunal afirmou. Eles disseram que não tínhamos permissão para banir quem não possui uma licença. Obviamente, você pode criar uma regra que lhe permita fazer isso se desejar. Uma coisa é certa, está muito longe do fim".

Mosley também colocou em dúvida as sugestões de Briatore de que ele está considerando a possibilidade de processar os Piquets.

"É só conversa. Um pouco de ostentação para a imprensa italiana. O fato é que, se ele perseguisse os Piquets, haveria um contra processo que faria seus olhos lacrimejarem. Na verdade, creio que ele terá muita sorte se não for processado pelos Piquets, porque não esqueça que ele os acusou de chantagem e extorsão, o que é muito difamatório. Pode ser, não sei, que os Piquets estejam se preparando para processá-lo".

O ex-presidente da FIA também acredita que a fcaptionação deveria apelar contra a decisão do tribunal.

"Lembre-se, o tribunal não determinou que Briatore não é culpado. Eles simplesmente não gostaram do procedimento que usamos. Mas é um julgamento muito preliminar. Acho que a FIA deveria apelar contra o veredicto, porque acredito que teve falhas sérias em várias áreas".

"Aspectos dele são simplesmente extraordinários. Symonds na verdade admitiu por escrito que era culpado, e mesmo assim eles decidiram a seu favor. Porém, é apenas porque não estão olhando o conteúdo, estão analisando só o procedimento".

Twitter
_________________

Gosta de superesportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Porsche

Maserati

Bentley

Bugatti

Aston Martin

Ferrari

Lamborghini

Leia mais:

SEGREDO - Nova geração do Audi A8 aparece dia 30 em Miami

SEGREDO - Nova geração do BMW Série 3 será lançada em 2012

SEGREDO - Ford Explorer terá carroceria monobloco

SEGREDO - BMW M5 está quase pronto para a briga

SEGREDO - Segunda geração do Mercedes-Benz CLS nasce em 2011

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors