Após inúmeros teasers, a Hyundai apresentou oficialmente nesta segunda-feira (15), no Salão de Detroit, nos Estados Unidos, a segunda geração do esportivo Veloster. O modelo chega ao mercado no segundo semestre deste ano, mas não está confirmado para voltar a ser importado para o Brasil.
Apesar de inúmeras novidades, o Veloster manteve o mesmo jeitão – inclusive a terceira porta do lado direito, característica que marcou a geração anterior. Na realidade, o esportivo apenas se adaptou à nova filosofia visual da marca sul-coreana, que pudemos ver recentemente na nova geração do i30, apresentado ano passado no Salão de Frankfurt, na Alemanha.
A grade frontal ganha destaque pelo tamanho e os faróis dianteiros estão mais afilados, agora com luzes diurnas em LED. A lateral está com linha de cintura mais elevada e lisa, sem vincos marcantes. A traseira, por sua vez, ganhou aerofólio mais aparente, lanternas cresceram e assumiram posição horizontal. O para-choque foi redesenhado, mas manteve o escapamento com saída dupla e centralizado.
Mas e os novos motores? Será que agora o modelo deixará para trás o apelido "Lentoster"? Bom, uma das opções é de um bloco 2.0 aspirado de 150 cv de potência e 18,3 kgf.m de torque. Ele pode trabalhar em conjunto com um câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. Mas a opção mais potente pode entregar 204 cv e 26,7 kgf.m de torque graças a um motor 1.6 turbo de quatro cilindros e injeção direta de combustível. Ele está disponível com de transmissão manual de seis marchas ou automatizada de dupla embreagem e sete velocidades.
Mas o Veloster mais potente faz parte da nova divisão de veículos esportivos da Hyundai, chamada de N. Sob esta nomenclatura, o modelo ganha um motor 2.0 turbo com injeção direta de 278 cv a 6.000 rpm e 35,9 kgf.m disponíveis entre 1.450 rpm e 1.700 rpm. A única transmissão disponível é manual de seis marchas.
A versão mais radical também tem um sistema de freios mais eficiente, além de quatro modos de consução e suspensão ajustável.
Colaborou Marcelo Monegato, enviado a Detroit.