Fórmula 1: Equipes da FOTA decidem lançar nova categoria

A inclusão de Ferrari, Red Bull e Toro Rosso na lista ainda vai gerar algumas discussões, visto que a entidade alega que estas equipes se comprometera
  1. Home
  2. Salões
  3. Fórmula 1: Equipes da FOTA decidem lançar nova categoria
Autoracing
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Associação das equipes de Formula 1 acaba de anunciar na Inglaterra que vão lançar uma categoria própria. Depois de quatro horas reunidas na fábrica em Enston da Renault, as oito equipes que compõem a FOTA se disseram frustradas com as negociações com a FIA e ficaram sem opção, a não ser criar outro campeonato.

"As equipes não podem continuar compromissadas acima dos valores fundamentais do esporte e decidiram retirar as inscrições condicionais que haviam feito para a temporada de 2010", declararam.

"Estas equipes portanto não tem alternativa que não seja começar a preparação de uma nova categoria que reflita seus valores e a participação de seus parceiros. Esta nova categoria terá uma direção transparente, um regulamento racional que encoraja novos participantes e vai ouvir os desejos dos fãs, além de oferecer preços melhores para os espectadores do mundo inteiro, parceiros e todos os envolvidos. Os principais pilotos, estrelas, marcas, patrocinadores, promotores e as empresas tradicionalmente associados com o nível mais elevado de automobilismo terão tudo nesta nova categoria."

As equipes também responderam a carta enviada por Max Mosley, nesta quarta-feira, onde ele aceitava um teto orçamentário de 100 milhões de Euros, mas pedia a inscrição incondicional dos integrantes da FOTA.

Os componentes da associação das escuderias decidiram que não havia mais como alcançar qualquer tipo de compromisso junto à FIA e expressaram sua frustração junto a entidade e ao detentor dos direitos comerciais da categoria, Bernie Ecclestone, quanto ao reconhecimento de seus esforços para melhorar a F1.

“Desde a criação da FOTA no último mês de setembro de 2008, as equipes tem trabalhado juntas e procuraram engajar o detentor dos direitos comerciais da F1 e a FIA para desenvolver e melhorar o esporte. Uma crise sem precedentes em nível mundial gerou turbulências financeiras que tem colocado grandes desafios para a comunidade da Fórmula 1. A FOTA está orgulhosa de ter adotado importantes medidas na história do esporte visando reduzir os custos".

"Em particular, as montadoras ajudaram as escuderias independentes, que não estariam no esporte sem as iniciativas da FOTA. As equipes tem acordado uma substancial redução voluntária de recursos que oferecerá um modelo sustentável para o futuro”, explicaram as escuderias que denunciaram uma manobra de Bernie e Mosley para rachar a associação das equipes.

“Continuando com estes esforços, todas as equipes confirmaram com a FIA e com Bernie Ecclestone que estavam dispostas a se comprometer até o final de 2012. Porém, a FIA e Bernie Ecclestone fizeram uma campanha para dividir a FOTA. Os desejos da maioria das equipes foi ignorada como no caso da nova pontuação para o mundial de F1. Além disso, dezenas de milhões de dólares foram retidos pelo detentor dos direitos comerciais, desde 2006. Apesar disso, a FOTA realmente buscou um entendimento”, concluiu.

O anuncio feito pela FOTA ofusca o GP da Grã-Bretanha, que acontecerá em Silverstone e cuja presença de Max Mosley é esperada para este fim de semana e com a nova posição da FOTA, onde não deixa espaço para um acordo, espera-se que a FIA anuncie a inclusão de novas equipes ao Mundial de 2010 da categoria. A inclusão de Ferrari, Red Bull e Toro Rosso na lista divulgada na semana passada ainda vai gerar algumas discussões, visto que a entidade alega que estas equipes se comprometeram com a F1 há alguns anos.

Gosta de esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Aston Martin

Porsche

Ferrari

Lamborghini

Leia também:

Porsche Targa completa renovação do 911

FortuneSport Rt.S e Rt.R, as estrelas de uma nova marca

Maybach Exelero está à venda por € 5 milhões

D&H Falen, demônio escocês de 800 cv

Nissan Tiida SL

Lobini H1

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors