Ingleses comemoram 100 anos do primeiro GP

  1. Home
  2. Salões
  3. Ingleses comemoram 100 anos do primeiro GP
Rodolpho Siqueira
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Principal centro do automobilismo no mundo, a Inglaterra terá neste fim de semana uma comemoração tardia do centenário da realização da primeira corrida de Grande Prêmio, disputada no dia 26 de junho de 1906 e vencida por um carro da Renault, a atual campeã mundial de pilotos e construtores de Fórmula 1. O evento acontecerá no tradicional circuito de Donington Park, no sábado e domingo, quando o público assistirá a 12 corridas que representarão cada era mais significativa dos últimos 100 anos de competição automobilística.

A comemoração na verdade é apenas uma espécie de gancho para a realização do principal evento anual do Vintage Sports-Club, uma agremiação que promove e fomenta atividades ligadas aos veículos de competição de época em um país que literalmente ama a velocidade – e que também vive dela, já que o automobilismo tornou-se há muito tempo uma pujante indústria local.

O público poderá assistir a disputas entre carros mais com todo respeito arcaicos, da primeira fase dividida pelo Vintage Club abrangendo os anos de 1906 a 1919, até chegar aos modernos bólidos da Fórmula 1. Outras classificações ou eras são: pré-II Guerra Mundial, imediatamente pós-II Guerra Mundial, carros de Grande Prêmio ou de F-1 com motor traseiro pré-1966, e os que a entidade chamou de carros de Grande Prêmio “puros-sangue” dos anos 1970 e 1980.

O evento é um show digno de ser chamado de museu a céu aberto. Haverá ainda corridas de motos de época, de carros esportivos dos anos 1950 mantidos pelo British Racing Drivers Club ou Clube dos Pilotos Britânicos de Corrida, uma entidade muito representativa no cenário esportivo inglês, modelos do tipo GT dos anos 1960 e 1970 pilotados por competidores famosos, entre outras atrações. Fora da pista, os visitantes poderão ver uma exposição com mais carros de Grande Prêmio e a exibição do BRM V16 de 1949, um carro de Grande Prêmio pertencente à bela coleção mantida pelo próprio autódromo de Donington Park. Para quem sabe inglês, vale a visita ao site da exposição: www.see-red.uk.com.

História – A corrida cuja realização será motivo da festa em Donington Park foi o Grand Prix de France, organizado pelo jovem automóvel clube daquele país. A prova aconteceu em um circuito de 103,18 quilômetros situados nas ruas a oeste de Le Mans – perto de onde se situa atualmente a pista mais famosa do mundo. A prova teve dois dias de duração – com interrupção para descanso à noite –, em um total de 1.240 quilômetros de percurso.

A vitória foi vitória de um piloto cujo país viria a ter pouca tradição no esporte: o húngaro Ferenc Szisz, de 32 anos de idade. Até hoje o feito de Sizisz permanece com a façanha mais notável da Hungria. Ele pilotou um Renault AK-type cuja principal arma-secreta era um sistema de troca rápida de pneus desenvolvido pela igualmente jovem e francesa fábrica Michelin. Até naqueles tempos os pit stops podiam decidir um Grande Prêmio.


________________________________

Quer receber nossa newsletter e boletins de manutenção de seu carro? Então se cadastre na Agenda do Carro clicando aqui e receba boletins quinzenais com as notícias mais quentes!


_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors