Lançado no começo do ano com uma espera monumental, a estrela da Mazda no SEMA Show desse ano não poderia ser outra se não a nova geração do MX-5. Assim, quem passar no estande da marca verá dois conceitos do modelo, um Spyder e um Speedster.
O primeiro traz uma interpretação vintage do roadster, com capota em lona desenvolvida pela ASC, American Sunroof Corporation. O cinza da carroceria é exclusivo, assim como o spoiler dianteiro em fibra de carbono, grade dianteira em colméia e com moldura para faróis de milha, rodas Advan de 17 polegadas e difusor traseiro. O interior completa a pegada vintage do conceito sendo revestido todo em couro na mesma cor da capota.
Já o segundo conceito apela ainda mais para o passado, com o desenho clássico de teto completamente aberto, como os esportivos da década de 1950. O para-brisas por exemplo é substituído por um mínimo defletor de ar. As rodas são de 16 polegadas da RAYS e a carroceria é pintada em tom exclusivo de azul.
No Speedster, a suspensão também foi alterada. O conjunto totalmente ajustável de pista rebaixou o MX-5 em 30 mm. O escape agora tem a saída no centro da carroceria , interior em alcanta, portas e bancos com estrutura em fibra de carbono. Com essas alterações ele fica 113 kg mais leve, totalizando 943 kg.
Nos dois modelos o motor continua o quatro cilindros 2.0 de injeção direta capaz de produzir até 160 cv.