Mundial de Rali: Citroën vence pela 3ª vez na Alemanha

Sebastien Loeb “reina” no evento de asfalto e dispara no campeonato
  1. Home
  2. Salões
  3. Mundial de Rali: Citroën vence pela 3ª vez na Alemanha
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Com uma convincente vitória no Rali da Alemanha, 10ª etapa do Campeonato Mundial de Rali – WRC o francês Sebastien Loeb, da Citroën, aumenta sua vantagem no certame entre os pilotos. Foram cinco vitórias no ano – Monte Carlo, Suécia, Chipre, Turquia e Alemanha, além de dois segundos lugares Grécia e Argentina e apenas um abandono em dez provas.

A seis etapas do final da temporada, Loeb tem 76 pontos, 29 de vantagem para o segundo colocado, o estoniano Markko Martin, da Ford, que terminou em quarto e tem 47 pontos. A vantagem equivale praticamente a três vitórias, sem que Loeb pontue.

O belga François Duval, da Ford, foi o segundo e o espanhol Carlos Sainz, da Citroën, o terceiro, passando a ocupar posição idêntica no campeonato, a apenas um ponto de Martin. Com os 16 pontos obtidos nessa quase-dobradinha, a Citroën também amplia sua vantagem entre os construtores e passa a ter na Ford sua maior ameaça ao título deste ano. São 125 pontos contra 96; a Subaru tem 67 pontos, a Peugeot 65 e a Mitsubishi 17.

O final de semana foi marcado pelo tempo imprevisível, com alternância entre chuvas torrenciais repentinas e tempo seco. Combinadas aos estágios traiçoeiros, as condições instáveis fizeram com que a escolha dos pneus fosse fundamental e decisiva – uma das vítimas da opção errada foi o finlandês Marcus Grönhölm, que bateu seu Peugeot 307 WRC ainda na primeira curva da prova. O norueguês Petter Solberg, da Subaru, capotou seu Impreza WRC2004 e abandonou o rali – também dizendo adeus ao segundo lugar no campeonato; agora é o quarto, com 44 pontos.

A Skoda manteve-se no bom ritmo apresentado na Finlândia e novamente obteve resultado expressivo, com o sétimo lugar que lhe rendeu mais dois pontos. Comprovando a melhora no Fabia WRC, o alemão Armin Schwarz venceu um estágio, mas terminou em décimo primeiro; Roman Kresta abandonou o rali no segundo dia.

A Mitsubishi mais uma vez ficou de fora da prova. O espanhol Daniel Sola e o francês Gilles Panizzi chamado “ás do asfalto” abandonaram após saírem da pista.

A próxima etapa do WRC será disputada no Japão – a primeira prova realizada naquele país –, em piso de cascalho, entre os dias 03 e 05 de setembro, na região de Tokachi, na ilha de Hokkaido.

Mundial de Rali – WRC
23º Rali da Alemanha
Trier, Alemanha – 10ª etapa de 20 a 22/8/2004

Classificação da prova
1º Sebastien Loeb; 2º François Duval; 3º Carlos Sainz; 4º Markko Martin; 5º Cedric Robert; 6º Freddy Loix; 7º Toni Gardemeister; 8º Mikko Hirvonen

Classificação do campeonato
1º Sebastien Loeb, 76 pontos; 2º Markko Martin, 47 pontos; 3º Carlos Sainz, 46 pontos; 4º Petter Solberg, 44 pontos; 5º Marcus Grönhölm, 42 pontos; 6º François Duval, 39 pontos; 7º Mikko Hirvonen, 19 pontos; 8º Janne Tuohino, 16 pontos

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors