Mundial de Rali: vitória da Subaru na Grã-Bretanha

Petter Solberg supera Sebastien Loeb, da Citroën, e vence prova pela terceira vez seguida
  1. Home
  2. Salões
  3. Mundial de Rali: vitória da Subaru na Grã-Bretanha
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

-
Para manter vivas suas chances no campeonato, o norueguês Petter Solberg, da Subaru, precisava vencer o Rali da Grã-Bretanha, disputado entre os dias 17 e 19 na região de Cardiff, no País de Gales. E foi exatamente o que ele fez, conquistando o primeiro lugar na prova com o Impreza WRC pelo terceiro ano consecutivo, ainda que o rival Sebastien Loeb, francês da Citroën, tenha liderado a prova desde o segundo estágio até o penúltimo trecho, proporcionando um final emocionante.

A bordo do Xsara WRC, Loeb pulou na ponta logo no primeiro dia, com Solberg lutando para reduzir a distância entre eles. A situação continuou no segundo dia de prova, quando o norueguês conseguiu diminuir a vantagem de Loeb para apenas alguns segundos. Pilotando no limite, Solberg perdeu aproximadamente cinco segundos no primeiro estágio do terceiro dia, ao entrar muito forte em uma curva. Mas o piloto da Subaru não desistiu e continuou a pressionar Loeb, que cometeu um erro no penúltimo estágio da prova.

“Foi o final de rali mais difícil que já vi”, afirmou Solberg. “Mas um dos melhores também. Sebastien é bastante determinado, um ótimo piloto e bom para se duelar. Tivemos uma grande batalha – um bom resultado para o esporte – e a tarefa não foi fácil para mim”, concluiu.

Segundo o chefe da equipe Subaru, David Lapworth, o mérito pela conquista é de Solberg e também da escolha acertada dos pneus. “A terceira vitória consecutiva de Petter aqui e a oitava da equipe em 11 anos é prova da força dos pneus Pirelli nessas condições de piso”, declarou. A prova britânica é famosa pelas pistas que mesclam lama, cascalho e muita neblina.

A Subaru deixa Cardiff com doze pontos a mais no campeonato de Construtores e segue na terceira posição, com 91.

O segundo posto de Loeb lhe serviu para solidificar sua liderança no campeonato. O francês está 28 pontos à frente de Solberg 92 contra 64, faltando 4 ralis para o fim da temporada – são 40 pontos em jogo; difícil missão para o norueguês, mas não impossível.

A Citroën também reforça seu favoritismo ao título de Construtores de 2004, com o quarto lugar do espanhol Carlos Sainz. O time francês tem 150 pontos, contra 112 da Ford, segunda colocada também no rali britânico, com o estoniano Markko Martin.

Apontado como um dos favoritos ao título no início do ano, Markko Martin obteve bons resultados com o Focus WRC – incluindo uma vitória no México –, mas após o forte acidente sofrido no Rali da Argentina, não tem exibido a mesma performance. O pódio na Grã-Bretanha lhe assegura o terceiro lugar no campeonato, com 59 pontos.

Seu companheiro de equipe, o belga François Duval, venceu quatro estágios no rali, a despeito de um sério problema com os freios de seu Focus no final do primeiro dia, e terminou em um bom quinto lugar. Duval é o sexto no campeonato, com 43 pontos.

O finlandês Harri Rovanpëra salvou o final de semana da Peugeot, sendo o único dos três 307 WRC ao final da prova. Daniel Carlsson e Marcus Grönhölm saíram da pista e abandonaram, deixando apenas Rovanpëra na luta pelos preciosos pontos. Ao final, os três pontos pelo sexto lugar foram bastante celebrados. A Peugeot faz uma temporada apagada e é a quarta colocada entre os Construtores, com 76 pontos.

Após o bom resultado na Finlândia, a Skoda não foi bem na Grã-Bretanha. Jani Paasonen abandonou com problemas na embreagem do Fabia WRC, Armin Schwarz saiu da pista e Toni Gardemeister perdeu mais de trinta minutos após cometer um erro.

Destaque para o bom resultado obtido pelos pilotos de equipes privadas – Manfred Stohl, Nicolas Vouilloz e Antony Warmbold, oitavo, nono e décimo colocados respectivamente.

A próxima etapa do Campeonato Mundial de Rali será disputada na Itália, entre os dias 01 e 03 de outubro, mas dessa vez não em piso asfáltico Rali de San Remo – a 14ª etapa do WRC acontece na Sardenha, em piso de cascalho, bom para a... Subaru e o Impreza WRC.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors