Novo carro da Ferrari é apresentado por Kimi Raikkonen e Felipe Massa na Itália

Com um entreeixos menor e “bico” totalmente novo, bólido da Ferrari foi o primeiro a ser mostrado em 2008
  1. Home
  2. Salões
  3. Novo carro da Ferrari é apresentado por Kimi Raikkonen e Felipe Massa na Itália
Auto Racing
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O novo carro da Ferrari foi para a pista pela primeira vez nesta manhã, com Kimi Raikkonen completando as primeiras voltas em Fiorano. O F2008, apresentado ao mundo ontem em Maranello, fez sua estréia de pista às 10h33 horário local em um circuito de Fiorano coberto pela neblina. O campeão mundial Raikkonen fez as primeiras voltas diante de centenas de fãs, que se reuniram fora da pista para observar o progresso da organização italiana.

O F2008, chamado pelos engenheiros de 659, foi projetado de acordo com as novas normas da Fcaptionação Internacional de Automobilismo FIA. Entre as principais mudanças estão a extinção do controle de tração, maior peso e aerodinâmica revisada.

Piero Ferrari, vice-presidente da equipe italiana, disse que "o F2008 é muito mais confiável, porque, para ganhar títulos, é preciso completar todas as corridas. Estou menos preocupado com a performance."

Outra alteração envolve o cockpit, onde as laterais foram "erguidas" para proteger os pilotos.

O controle de tração

O diretor da Ferrari, Luca Baldisserri, acredita que Lewis Hamilton pode ter dificuldades para lidar com o banimento das ajudas de pilotagem devido ao novo regulamento.

"Acho que, com o novo regulamento, Lewis Hamilton pode ter momentos difíceis", declarou Baldisserri ao Gazzetta dello Sport. "Com certeza, ele não vai poder continuar pilotando da mesma maneira, e apesar de ter corrido e vencido na GP2 sem controle de tração, tinha pneus diferentes."

Baldisserri também acredita que a Fórmula 1 regrediu dez anos devido à introdução das novas regras, mas acha que o espetáculo será beneficiado.

"Apesar de os problemas de segurança associados ao gerenciamento do motor estarem resolvidos, agora, ainda existem algumas dúvidas a respeito da confiabilidade", acrescentou ele. "Você só precisa olhar a funcionalidade do volante para perceber que regredimos dez anos. Mas creio que é o caminho correto, principalmente se o espetáculo for melhor, o que espero que aconteça."

O brasileiro Felipe Massa mostrou seu descontentamento com a exclusão do controle de tração da Fórmula 1 em 2008. Neste domingo, durante a apresentação do F2008, Massa disse que os pilotos solicitaram à FIA garantias de segurança.

"Tivemos uma troca de e-mails, mas o carro ainda não foi testado. A associação de pilotos está tentando melhorar a segurança. É uma mudança muito importante, e terei que pilotar de maneira mais cautelosa", disse o piloto, mostrando sua alegria com o novo F2008.

"Minhas expectativas são grandes. Quando você olha o carro pela primeira vez, é um momento muito especial, é como ver uma criança nascer. Agora vamos ver a criança crescer o mais rápido possível", encerrou.

FICHA TÉCNICA – Ferrari F2008












MOTOR V8 de 2.398 cm³, com 32 válvulas e bloco em alumínio
POTÊNCIA não declarada a 16.000 rpm
CÂMBIO Semi-automático seqüencial de 7 velocidades
TRAÇÃO Traseira
RODAS BBS de 13”
PESO DO MOTOR 95 kg
PESO em ordem de marcha 605 kg
SUSPENSÃO Independente push-rod com molas
FREIOS Discos ventilados de fibra de carbono da marca Brembo
COR Vermelha perolizada


Colaborou Rodrigo Samy


Leia também:

Rally Lisboa Dakar é cancelado por falta de segurança

Ferrari anuncia construção de parque temático

Ferrari Enzo

Stock Car Light

Apostando em talentos: Felipe Ferreira e Felipe Guimarães

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors