Rally dos Sertões 2004: largada dia 1º de julho

Mudança no roteiro inclui Palmas – TO e chegada em Fortaleza – CE
  1. Home
  2. Salões
  3. Rally dos Sertões 2004: largada dia 1º de julho
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A largada do Rally Internacional dos Sertões 2004, 12ª edição da prova que se tornou uma das maiores competições off-road do mundo em número de participantes, acontece dia 1º de julho, em Goiás.

Este ano o rali não passará mais por sete estados como previsto inicialmente, mas por cinco deles. Mato Grosso e Pará não farão mais parte do trajeto, ficando Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará, ponto final da prova, estimada para acabar dia 11 de julho.

A mudança foi anunciada por Marcos Ermírio de Moraes, presidente da Dunas Race, empresa organizadora do evento. Ele está percorrendo todo o trajeto da competição, entre Goiânia e Fortaleza, para conferir o percurso.

Segundo Ermírio, a mudança no roteiro foi necessária por uma questão de segurança. O comboio dos veículos dos competidores e também das equipes de apoio poderiam enfrentar problemas para atravessar regiões onde estão concentradas várias tribos indígenas no Mato Grosso. Como não era possível desviar a rota, deixando de passar apenas por aquela região, agora o Sertões seguirá para Palmas, capital do Tocantins, que não estava prevista no trajeto inicialmente.

Marcos Ermírio já completou todo o roteiro dentro do estado de Goiás e agora enfrenta as trilhas e estradas do interior do Tocantins com destino a Palmas, cidade que oferece completa infra-estrutura hoteleira e conta com aeroporto capaz de receber aviões de carreira grandes. Os dois primeiros dias de prova estão definidos e serão entre Goiânia-Aruanã e Aruanã-Porangatu, e terão 808 quilômetros no total, com 340 de etapas “especiais”, ou seja, cronometrados. A etapa Aruanã-Porangatu vai ser “maratona” – no final do dia os próprios participantes do rali terão que fazer a manutenção dos veículos sem a ajuda de mecânicos e equipes de apoio.

O roteiro de uma prova longa como o Rally dos Sertões é estabelecido após uma série de fases, que incluem muitas viagens. A primeira delas é abrir o mapa do Brasil em cima da mesa e traçar uma rota desejada no papel. Depois a organização sobrevoa toda a região para saber se realmente aquelas estradas existem e em quais condições. Em seguida o trajeto é feito de carro para elaborar a planilha uma espécie de mapa. “E finalmente vamos conferir tudo alguns meses antes da largada. Se necessário, fazemos as mudanças pertinentes. Nossa prioridade é a segurança dos competidores”, afirma Marcos Ermírio de Moraes. Ainda não é possível concluir se a quilometragem total da prova será maior ou menor que os 4.500 km previstos inicialmente. O tamanho da prova só será definido após a chegada a Fortaleza pela equipe da Dunas que está conferindo o roteiro.

Sobre o Sertões 2004
O Rally dos Sertões é disputado por carros, motos, caminhões e quadriciclos na categoria cross country, na qual o que predomina é a velocidade; na regularidade, graduados e turismo, quando manter a velocidade média é o grande desafio, e a expedition, aberta a carros 4x4. Nessa categoria os integrantes percorrem a prova "por fora", sem o "estresse" da competição e participam de várias atividades de esportes outdoor.

O Rally dos Sertões é válido pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e pela Taça Brasil de Rally, que engloba as três provas organizadas pela Dunas: Sertões, Rally Rota Sul e Rally dos Amigos. As inscrições serão encerradas dia 18 de junho e podem ser feitas na Dunas Race pelo telefone 11 4191-0133.


Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors