Rally dos Sertões terá limite de velocidade

Objetivo é reduzir riscos de acidentes, garantindo mais segurança aos competidores
  1. Home
  2. Salões
  3. Rally dos Sertões terá limite de velocidade
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O Rally dos Sertões 2005, que será disputado de 1 a 10 de agosto, vai impor o limite de velocidade de 150 km/h para carros, motos, caminhões e quadriciclos. O objetivo é reduzir as chances de acidentes, proporcionando mais segurança aos competidores. A fiscalização será implacável, feita através do GPS. O pequeno aparelho eletrônico instalado nos veículos recebe informações de vários satélites e registra a velocidade, o trajeto percorrido e a localização exata do competidor. E tudo fica gravado em um banco de dados. “No final de cada dia a organização fará o download das informações armazenadas e quem descumprir as regras será penalizado”, afirmou Marcos Moraes, presidente da Dunas Race, empresa organizadora do Sertões.

Ele lembrou que os veículos de rali atingiram um nível de desenvolvimento muito alto e, conseqüentemente, estão bastante velozes, característica incompatível com os conceitos do rali cross country “todo terreno” e com o tipo de roteiro do Sertões. “Um dos principais atrativos do cross country é justamente testar a habilidade e a técnica dos pilotos, e não a velocidade final de carros e motos”, alegou Marcos.

As medidas de segurança que devem ser colocadas em prática no Rally dos Sertões não param por aí. A Dunas também já estuda para os próximos anos limitar a potência das motos em 450 cilindradas. “Essa é uma tendência mundial e, se realmente for feita uma mudança de regulamento internacional, poderemos adotar esta medida aqui também”, afirmou Marcos Moraes, que elegeu o item segurança como uma das prioridades nos eventos organizados pela Dunas. Além do Sertões, a empresa faz o Rally Rota Sul e o Rally dos Amigos, provas válidas pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e pela Taça Brasil de Rally.

Sobre o Rally dos Sertões - O Rally dos Sertões está na 13ª edição e em 2005 fará parte do Campeonato Mundial de Rally Cross Country para a categoria motos e quadriciclos, atraindo os melhores pilotos da modalidade ao interior do Brasil. O roteiro da prova em 2005 está sendo mantido em sigilo pela Dunas Race, mas sabe-se que terá aproximadamente 4.000 km, divididos em 10 dias de competição.

Hoje o Sertões é a maior competição da América Latina e a terceira maior do mundo em número de participantes, perdendo apenas para o lendário Paris-Dakar e para o Rally da Tunísia, um dos preferidos pelos pilotos europeus por ser no deserto do Saara e próximo do Velho Continente. No Sertões 2004 mais de 220 veículos participaram do evento, divididos nas categorias carros, motos, caminhões e quadriciclos, no cross country, e regularidade graduados e turismo. Há ainda a categoria expedition, que mescla passeios de carros 4x4 com a prática de esportes de aventura durante as paradas.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors