Volkswagen revela em Xangai mais um elétrico

I.D. Crozz é SUV com estilo de cupê que a montadora levou para o salão chinês; lançamento oficial deve ficar para 2020

  1. Home
  2. Xangai
  3. Volkswagen revela em Xangai mais um elétrico
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois do escândalo do dieselgate, que tornou pública em setembro de 2015 a manipulação de testes de emissões em motores a diesel de pelo menos 11 milhões de veículos pelo mundo, a Volkswagen tratou de se reinventar e anunciou foco no desenvolvimento de automóveis elétricos. Em ritmo acelerado, a montadora está apresentando na forma de conceito uma nova família de automóveis movidos 100% a bateria, que inclusive motivou a criação de uma submarca, chamada de I.D. – a exemplo dos carros da linha i, da BMW (i3 e i8).

volkswagen id crozz concept
icon photo
Legenda: volkswagen id crozz concept
Crédito: volkswagen id crozz concept

O terceiro representante dessa submarca está exposto no Salão de Xangai, na China, e trata-se de um SUV com silhueta de cupê e quatro assentos individuais, com o nome I.D. Crozz. Ele sucede o I.D. Hatchback, apresentado no Salão de Paris em setembro passado, e a minivan I.D.Buzz, uma releitura moderna da clássica Kombi que deu as caras no Salão de Detroit, em janeiro deste ano. Em setembro de 2017, será a vez de revelar o sedã da família I.D. que vai dar origem aos primeiros modelos de produção por volta de 2020.

Como nos demais conceitos dessa nova linhagem, o I.D. Crozz traz como principal característica visual os faróis full-LED unidos por uma fina faixa, também de LEDs, com o logotipo da Volkswagen iluminado no centro – uma solução de design também adotada nos conceitos elétricos da co-irmã Audi. Na traseira, as lanternas de LEDs também são unidas por uma fina tira iluminada, lembrando modelos recentes da Porsche, outra marca que integra o Grupo Volkswagen.

 volkswagen id crozz concept
Legenda: volkswagen id crozz concept
Crédito: volkswagen id crozz concept

O I.D. Crozz conta com dois motores elétricos, um instalado em cada eixo, e, portanto, conta com tração integral. A potência combinada é de 306 cv, com aceleração de zero a 100 km/h em menos de seis segundos e, o mais importante: as baterias com capacidade de 83 kWh permitem, de acordo com a Volkswagen, uma autonomia de 500 km com uma carga completa.

Outro detalhe bacana alardeado pela montadora é a capacidade de carregar as baterias em 80% em apenas 30 minutos, com o uso de um carregador especial.  Ao menos no papel, como os demais integrantes da submarca I.D., o Crozz conta com tecnologia de condução 100% autônoma, possíveis graças a sensores, câmeras e lasers para detectar seu entorno, posicionados inclusive no teto de vidro.

volkswagen id crozz concept
icon photo
Legenda: volkswagen id crozz concept
Crédito: volkswagen id crozz concept

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors