A Citroën, por meio de sua presidente global, Linda Jackson, confirmou que o C4 Cactus vai ganhar uma versão totalmente elétrica em 2020. A novidade deve chegar ao lado de uma remodelação de meia-vida.
É importante destacar, no entanto, que a novidade é limitada ao mercado europeu, já que o C4 Cactus brasileiro é feito sobre uma adaptação da plataforma PF1. Esta arquitetura divide peças e estruturas com modelos como Aircross e C3, da Citroën, e os atuais Peugeot 208 e 2008.
Na Europa, ele é produzido sobre uma plataforma diferente, a CMP (a mesma dos novos 208, 2008 e Opel Corsa), que já é capaz de fabricar modelos híbridos e até 100% elétricos. No continente, a propósito, o C4 Cactus é classificado como hatch - aqui, a marca o chama de SUV.
C4 Cactus terá versão elétrica na Europa como parte da estratégia da marca
Crédito: Divulgação
Vale lembrar, também, que a presidente mundial da Citroën já disse que quer toda sua linha de produtos com, ao menos, uma versão híbrida ou elétrica até 2025. E que os modelos que serão lançados a partir de 2020 já obedecerão essa estratégia.
E no Brasil?
De qualquer forma, o C4 Cactus deverá receber o título de primeiro modelo eletrificado da marca no Brasil justamente por ser o mais "importante" da empresa em nosso país. Lançado na metade de 2018, já responde por 60% do total de vendas da marca.
Foram cerca de 14,7 mil unidades, de janeiro a novembro de 2019, dentro do total de quase 25 mil Citroën que foram comercializados ao longo deste ano.
Novidade elétrica do Cactus já deverá contar com atualizações no visual