A Fiat terá mais um SUV em seu portfólio este ano: o 500X Cabriolet. E a nova versão do crossover será lançada justamente para competir contra o Volkswagen T-Roc conversível, um dos modelos mais polêmicos - e pomposos - do mercado europeu. A novidade, que será conhecida como 500X Cabrio, seguirá a mesma ideia utilizada pelo antigo 500C: teto de lona e colunas rígidas.
O 500X Cabrio entra para a lista de novidades globais da marca, que também prepara para esta temporada (para o Brasil) um crossover baseado no Argo e um Jeep de sete lugares acima do Compass. Lá fora, a empresa ainda vai lançar outros três produtos, mas o mercado do Velho Continente é mais amplo para o Grupo FCA, com marcas diferentes como Lancia e Alfa Romeo.
Fontes ligadas à FCA na Europa revelaram que a configuração terá os mesmos moldes que o antigo 500C. Fornecedores deixaram escapar que a marca buscou manter as portas e toda a lateral do veículo fixos e aplicar somente um teto rebatível na tentativa de reduzir custos. Vale lembrar que a Volks mexeu bastante no T-Roc e retirou as portas traseiras para criar a versão sem teto.
A produção da inédita versão conversível doo 500X será feita na fábrica de Melfi, onde a versão normal também é produzida ao lado dos Jeep Compass e Renegade nas configurações híbridas plug-in - que serão importadas para o Brasil este ano.
Por falar em eletrificação, o 500X será outro modelo do Grupo FCA que será oferecido com uma variante híbrida-leve, justamente para ajudar a Fiat a atingir às normas de emissões mais restritas do Euro6. Apesar da atualização do modelo e até de uma nova versão, a marca ainda não fala sobre uma possível versão esportiva da Abarth.
E no Brasil? Por ora, nada de oficial. A Fiat até exibiu o carro (em sua versão fechada, tradicional) no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018 - onde, à época, disse estudar a aceitação do público - mas aparentemente o plano mudou, justamente devido à oscilação cambial.
Foi por isso que a Fiat decidiu promover o desenvolvimento de um modelo produzido no Brasil, que será baseado no Argo e deve ser apresentado nos próximos meses.
Já para 2022 é esperado que a Fiat lance um modelo maior, baseado na Toro, que atrasou devido à pandemia da covid-19. Seu nome? Por enquanto, é conhecido como Fastback, o registro do conceito revelado há dois anos.



Email enviado com sucesso!