Ford prepara versão ST da nova geração do Focus

Opção esportiva do hatch médio é flagrada rodando em testes. Modelo deve vir com motor 1.5 turbo de quase 300 cv

  1. Home
  2. Segredos
  3. Ford prepara versão ST da nova geração do Focus
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Recém revelada na Europa, a quarta geração do Ford Focus ficou maior e mais tecnológica. De acordo com a agência "Automedia", logo depois do lançamento das versões convencionais na Europa, no fim deste ano, irá chegar a configuração esportiva ST. O modelo será equipado com motor turbodiesel ou turbo a gasolina - nesse caso, com potência em torno de 280 cv.

icon photo
Legenda: Ford Focus ST é a versão esportiva do hatch
Crédito: Automedia

A Automedia flagrou uma unidade de testes camuflada daquele que provavelmente é o novo Focus ST acelerando no asfalto. A pegada esportiva é evidenciada pelo escapamento duplo na traseira e pelas suspensões rebaixadas.

Na Europa, a versão ST do Focus é mais popular que a variante de luxo Vignale, por oferecer bom desempenho e dirigibilidade afiada com preço acessível e praticidade para o dia a dia - o famoso conceito de "hot hatch", nascido com o Volkswagen Golf GTI em 1976.

Nos EUA, o ST de terceira geração é hoje comercializado a partir de US$ 25.170, equipado com motor 2.0 turbo Ecoboost de 255 cv e 37,3 kgf.m de torque.

 Ford Focus ST é flagrado em testes
Legenda: Ford Focus ST é flagrado em testes
Crédito: Automedia

A "Automedia" aposta que o novo Focus ST vai trocar o motor 2.0 pelo 1.5 turbo de três cilindros para atingir metas de eficiência energética e redução de emissões, ao mesmo tempo entregando mais potência e torque que o propulsor de maior cilindrada. O novo 1.5 deverá contar com turbo de dois estágios, injeção direta e desativação de cilindros para poupar combustível.

Já a opção o Focus ST a diesel, exclusivo para a Europa, deve ser mantido para aquele mercado. Ainda não está claro se seguirá com o atual motor de dois litros, capaz de render 185 cv, ou vai migrar para uma unidade 1.5, abastecida com o mesmo combustível.

A Ford ainda não se pronunciou a respeito do eventual lançamento da quarta geração do Focus no Brasil.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors