GM testa misterioso SUV cupê

Protótipo do modelo mantido sob segredo pela marca norte-americana foi flagrado com bastante camuflagem na Coreia do Sul

  1. Home
  2. Segredos
  3. GM testa misterioso SUV cupê
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Além da nova geração da Chevrolet Montana, que será lançada até o ano que vem, a General Motors também trabalha em um SUV cupê de porte compacto para médio. Um protótipo do misterioso modelo foi flagrado pelo site Burlappcar, camuflado nos arredores do centro de Pesquisa e Desenvolvimento da GM na Coreia do Sul.

Nessa instalação sul-coreana são desenvolvidos e testados projetos para mercados emergentes, como o Brasil, por exemplo. Foi lá que flagraram a nova Montana pela primeira vez.

Apesar da baixa qualidade das fotos, é possível notar que o SUV cupê possui algumas semelhanças com o Tracker, principalmente na disposição das colunas A e B e no formato das janelas laterais. As rodas possuem furação com cinco parafusos como o SUV fabricado em São Caetano do Sul (SP).

No entanto, o misterioso SUV cupê aparenta ter caixas de rodas com novo formato e portas traseiras maiores com vigias integradas. Assim como o balanço dianteiro, a distância entre-eixos parece ter sido alongada para conferir maior espaço interno aos ocupantes.

Burlappcar Chevrolet 2
Misterioso SUV cupê testado pela General Motors na Coreia do Sul possui algumas semelhanças com o Tracker
Crédito: reprodução
toggle button

Principal detalhe do novo carro, a traseira com caimento estilo cupê está bastante camuflada e não é possível identificar o formato das lanternas. A placa ficará alojada no para-choque, se o modelo de produção mantiver as características do protótipo.

Já a dianteira, deverá seguir o estilo do SUV Trailblazer chinês e da nova Montana, com faróis divididos em dois blocos – tendência consolidada no Brasil com a Fiat Toro e o Citroën C4 Cactus.

SUV cupê da GM pode ser fabricado na Argentina

Caso o SUV cupê seja construído a partir da plataforma GEM (a mesma dos novos Onix, Onix Plus e Tracker), existe a possibilidade de a novidade ser o aguardado “Projeto Tango” ou “Projeto AVA” (Alto Valor Agregado), que será fabricado na Argentina nos próximos anos.

Vale lembrar que, desde o ano passado, a GM tem investido aportes na casa de US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,8 bilhões na cotação atual) na renovação da fábrica argentina de Alvear, na região de Rosário, onde são produzidos o sedã Chevrolet Cruze e o hatch Cruze Sport6, modelos que não serão mantidos em linha por muito mais tempo.

Burlappcar Chevrolet 1

Outro indício de que um novo SUV poderá ser fabricado no país vizinho é a declaração do atual presidente da Argentina, Alberto Fernández, que disse em 2019, quando ainda era candidato ao cargo, que o complexo de Alvear seria responsável pela fabricação de “una nueva camioneta” (camioneta é o termo usado pelos argentinos para SUV).

Entretanto, o Chevrolet Tracker também é cotado para ser feito em Alvear para complementar o volume de produção de São Caetano do Sul (SP). O produto identificado como “Projeto AVA” leva a crer que a GM investirá em um SUV maior e mais caro que o próprio Tracker, para enfrentar diretamente os compacto-médios Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.

Demais detalhes do SUV cupê da GM ainda são escassos. As imagens capturadas pelo site Burlappcar serviram de base para uma projeção do designer Kleber Silva, que mostra como deve ser o novo modelo da Chevrolet (imagens abaixo).

Projeção Suv Cupe1
Projeção feita pelo design Kléber Silva mostra como deve ser o SUV cupê da Chevrolet
Crédito: projeção/Kleber Silva
toggle button

Por se tratar de um modelo maior e mais pesado, a novidade terá de apelar para uma motorização turboflex mais potente que as atuais 1.0 (116 cv) e 1.2 (133 cv) do Tracker. A unidade 1.3 turbo de 165 cv e 24,4 kgf.m que a GM usa na versão chinesa do Tracker é uma candidata interessante, uma vez que poderia atingir cerca de 170 cv e 25 kgf.m com o uso de etanol.

Comentários