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Honda registra hatch elétrico no Brasil

Modelo da marca japonesa teve as suas patentes cadastradas no INPI, mas a sua venda no país ainda não está confirmada

por Guilherme Silva

A Honda iniciou a sua estratégia de eletrificação no Brasil com o Accord híbrido, apresentado em abril e vendido desde agosto por R$ 299.990, mas não deve parar por aí. Agora a Honda registrou no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) patentes do compacto elétrico que é comercializado na Europa e no Japão.

Em 2018, a Honda anunciou que pretende comercializar três veículos híbridos no país até 2023. Como o Accord Hybrid e:HEV já foi lançado, a expectativa é que a nova geração do SUV HR-V seja o segundo modelo a desembarcar no Brasil.
Embora seja comum as montadoras registrarem novos modelos no INPI, em muitos casos trata-se apenas para resguardar os direitos de componentes e tecnologias. Ou seja, a vinda do pequeno Honda e ainda não está confirmada.
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Para quem deseja antecipar os planos da marca, o modelo pode ser encomendado em importadores independentes, que pedem cerca de R$ 300 mil pelo compacto.
O Honda e é movido por um motor traseiro de 152 cv de potência e 32,1 kgf.m de torque, alimentado por uma bateria de 35,5 kWh. A autonomia é de 222 quilômetros pelo ciclo europeu WLTP. A recarga em estações rápidas fornece 80% da capacidade em 30 minutos.
Segundo os dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,3 segundos.

Caso seja vendido oficialmente no país, o elétrico seria o menor carro da Honda em nosso mercado, um vez que mede 3,89 metros de comprimento, 1,51 m de altura, 1,75 m de largura e 2,53 m de distância entre-eixos. O porta-malas acomoda 171 litros de bagagem.
Para efeito de comparação, o monovolume Fit tem 4,09 m de comprimento, 1,53 m de altura, 1,69 m de largura e os mesmos 2,53 m de entre-eixos. O bagageiro comporta 363 litros.

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