O canal de notícias da Webmotors

Kia lança Sportage e anuncia Niro para setembro

Marca sul-coreana confirma estreia do SUV médio híbrido leve e diz que o compacto 100% híbrido ficará acima do Stonic

por André Deliberato

A Kia confirmou nesta quinta-feira (28/7), durante o Brasil Classic Show que acontece em Araxá (MG), a estreia da quinta geração do SUV Sportage, nas próximas semanas.
A fabricante confirmou também que terá cerca de 250 carros por mês à venda nas lojas — e que isso, por enquanto, será o máximo que a empresa conseguirá oferecer ao público brasileiro.

Você já viu aqui no WM1 que o novo Sportage será trazido da Eslováquia (e não da Coreia) e custará R$ 224.990 na versão EX, de entrada; e R$ 259.990 na EX Prestige, topo de gama  - sim, os preços já aumentaram!
Mas não foi só isso. O Grupo Gandini também confirmou a estreia do SUV Niro para setembro — um modelo totalmente híbrido, em vez de mild-hybrid, que será posicionado entre o Stonic e o Sportage —; de uma Carnival híbrida, de um novo Cerato com motor turbo e do próprio EV6, o carro 100% elétrico da empresa - estes três para 2023.

Como é o novo Sportage

A configuração de entrada EX virá de série com ar-condicionado digital de duas zonas, rodas de 18 polegadas, volante com aquecimento, central multimídia com tela de oito polegadas, quadro de instrumentos 100% digital e auxílios à condução como sensor de ponto cego, monitor de tráfego cruzado e assistente de manutenção em faixa.
Já a configuração mais cara adiciona itens como a central multimídia com tela de 12,3 polegadas, carregador de celular por indução, controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), câmbio com comando giratório, rodas de 19 polegadas, teto solar panorâmico e bancos de couro.
Os alvos do Sportage são claros: SUVs médios dessa faixa de preço, como o Jeep Compass nas versões mais caras, Chevrolet Equinox, Volkswagen Taos, Toyota Corolla Cross e os Ford Territory e Bronco Sport.


Por baixo

O motor confirmado do novo Sportage é um 1.6 turbo da família Smartstream. Movido a gasolina, rende 180 cv e 27 kgf.m de torque, acoplado a um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem.
Vale lembrar que, por ser um híbrido-leve, o alternador dá lugar a um motor elétrico que ajuda a reduzir o consumo de combustível. E que isso também significa que em cidades com rodízio, o SUV está liberado para rodar em todos os dias de semana.
O SUV cresceu na comparação com a geração anterior. Tem 4,52 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,65 m de altura e 2,68 m de entre-eixos — números que correspondem à carroceria "curta" do SUV, já que lá fora existe uma "alongada", com 4,66 m de comprimento e 2,76 m de entre-eixos, que não deve ser trazida para cá.
Já em relação à segurança vale dizer que o SUV vem com airbags frontais, laterais e de cortina; sistema Isofix, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e assistente de partida em rampa nas duas versões.
- O Sportage sempre foi o nosso carro-chefe. Esta quinta geração vai manter a nossa tradição no mercado brasileiro, porque saímos na frente na categoria de SUVs híbridos leves -, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.
No Brasil, o Sportage será vendido em sete cores – Verde Aventura (metálico), Vermelho Infra (metálico), Branco Casa (sólido), Branco Luxo (perolizado), Preto Perola (perolizado), Prata Lunar (metálico) e Cinza Penta (metálico). Com os acabamentos de pintura metálico e perolizado, há um acréscimo de R$ 2.800. A garantia é de cinco anos, incluindo para a bateria de 48V e para o sistema MHEV.

Comentários

Carregar mais