O Nissan Leaf foi lançado no Japão e nos Estados Unidos em 2010 - sim, lá se vão 12 anos - e foi uma revolução no mundo dos carros elétricos. Mas a roda não para de girar e agora o modelo, que está em sua segunda geração desde 2017, se prepara para sofrer mudanças radicais.

O Leaf surgiu como uma espécie de minivan, ou hatch compridinho e espaçoso. Mas o mundo curte cada vez mais os utilitários esportivos, e é para esse caminho que o Leaf vai seguir. Ou seja, sua próxima geração terá aspecto de SUV, se tornando um parente mais próximo do Kicks, só que elétrico.
Segundo o site Motor Trend, o novo Leaf será fortemente baseado no conceito Chill-Out, que andou frequentando salões automotivos mundo afora nos últimos anos. Usará a plataforma CMF-EV, que é justamente uma evolução da atualmente usada pelo Leaf e que surgiu primeiramente no SUV Ariya, modelo que já é vendido na Europa.
Por sinal, o visual do novo Leaf, também baseado no do Chill-Out, remete bastante ao do Ariya. São formas volumosas e levemente arredondadas, bem ao gosto do público cada vez mais interessado em SUVs.
Por baixo do visual imponente, o novo Leaf terá baterias de última geração - as chamadas baterias de estado sólido (SSB), que proporcionam autonomia superior e tempo de recarga inferior aos das baterias atualmente usadas na maioria dos carros elétricos. Além disso tem descarte e/ou reciclagem mais seguros e fáceis.
Basta dizer que estimativas otimistas apontam que, num futuro não muito distante, carros com baterias SSB poderão rodar em torno de 1.000 quilômetros com uma carga. Além disso, uma recarga de 15 minutos já será suficiente para ter de volta 80% da carga - ou rodar mais cerca de 800 quilômetros. E tudo isso com um bom desempenho proporcionado por uma potência superior a 200 cv! Ainda não há previsão exata de lançamento deste novo Leaf, mas provavelmente é coisa para acontecer até 2024.



Email enviado com sucesso!