Polo Track: o que esperar do novo básico da Volks

Confirmada para 2023, a nova versão do compacto vai chegar ao mercado para ocupar o posto de hatch mais barato da marca

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Evandro Enoshita
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A Volkswagen lançou o Polo 2023 na última segunda-feira (20). Mas deixou reservadas para o próximo ano as duas opções nos extremos da linha: as versões GTS e Track.

Enquanto a primeira é a conhecida configuração esportiva do compacto, que já se sabe terá novas tecnologias, a segunda vai se posicionar como o modelo mais acessível da marca no Brasil, tomando o lugar que hoje é do Gol.

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Até agora, a Volkswagen revelou apenas algumas poucas informações sobre o Track. Diferentemente das versões mais sofisticadas, que são feitas em São Bernardo do Campo (SP), o Polo basicão será feito em Taubaté (SP). Justamente a terra do compacto Gol, que junto do Voyage se despede do mercado até o fim de 2022.

A frente "europeia" será uma exclusividade das versões mais completas do Volkswagen Polo 2023
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Enquanto as versões mais caras têm a dianteira do modelo europeu na linha 2023, o Polo Track terá um visual aventureiro e exclusivo, numa mistura de elementos da linha 2022 - como os faróis - com peças exclusivas.

Em nome da economia, é de se esperar também que o modelo não incorpore as sutis alterações internas vistas no restante da linha 2023, como o acabamento brilhante no painel e os bancos dianteiros com apoio de cabeça integrado.

O interior do Polo Track deve preservar o visual mais simples visto nas versões mais caras até a linha 2022
Crédito: Divulgação
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Tudo para manter o compacto abaixo da faixa de R$ 82.990, que é o preço inicial do Polo 2023 na versão MPI, equipada com o motor 1.0 aspirado de 77/84 cv (gasolina/etanol) e câmbio manual de cinco marchas. É o mesmo conjunto que será visto no Track.

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Atualmente, o Gol é vendido por R$ 76.500. Para chegar perto dessa faixa de preços, é de se esperar alguma mudança também na lista de equipamentos em relação ao MPI, que além do pacote básico dos tempos atuais (ar-condicionado, direção elétrica e vidros dianteiros e travas elétricas), tem ainda "luxos" como central multimídia e  faróis de LED.

O novo Polo Track vai brigar na mesma faixa de preços da versão 1.0 mais completa do Citroën C3
Crédito: Divulgação
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Concorrentes do Polo Track

A expectativa, porém, é que essa economia em equipamentos não seja tão profunda. O Track deve preservar, por exemplo, o pacote de segurança dos Polo mais caros, que saem de fábrica com airbags laterais e controles eletrônicos de tração e estabilidade.

Isso acontecerá justamente por conta do conteúdo oferecido pelos concorrentes que custam entre R$ 76 mil e R$ 82 mil. Nessa faixa, o Polo Track vai brigar diretamente com a versão 1.0 mais equipada do novo Citroën C3, modelo que além da mesma pegada aventureira é equipado com itens como a central multimídia de 10 polegadas e vidros traseiros elétricos.

Mas outros compactos na mesma faixa também oferecem bom conteúdo. O Hyundai HB20 Sense (R$ 77.190) tem airbags laterais e de cortina, além de rádio com bluetooth. É o mesmo pacote de amenidades do Chevrolet Onix 1.0 (R$ 81.250).

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