A Volkswagen lançou o Polo 2023 na última segunda-feira (20). Mas deixou reservadas para o próximo ano as duas opções nos extremos da linha: as versões GTS e Track.
Enquanto a primeira é a conhecida configuração esportiva do compacto, que já se sabe terá novas tecnologias, a segunda vai se posicionar como o modelo mais acessível da marca no Brasil, tomando o lugar que hoje é do Gol.
Até agora, a Volkswagen revelou apenas algumas poucas informações sobre o Track. Diferentemente das versões mais sofisticadas, que são feitas em São Bernardo do Campo (SP), o Polo basicão será feito em Taubaté (SP). Justamente a terra do compacto Gol, que junto do Voyage se despede do mercado até o fim de 2022.
Enquanto as versões mais caras têm a dianteira do modelo europeu na linha 2023, o Polo Track terá um visual aventureiro e exclusivo, numa mistura de elementos da linha 2022 - como os faróis - com peças exclusivas.
Em nome da economia, é de se esperar também que o modelo não incorpore as sutis alterações internas vistas no restante da linha 2023, como o acabamento brilhante no painel e os bancos dianteiros com apoio de cabeça integrado.
Tudo para manter o compacto abaixo da faixa de R$ 82.990, que é o preço inicial do Polo 2023 na versão MPI, equipada com o motor 1.0 aspirado de 77/84 cv (gasolina/etanol) e câmbio manual de cinco marchas. É o mesmo conjunto que será visto no Track.
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Atualmente, o Gol é vendido por R$ 76.500. Para chegar perto dessa faixa de preços, é de se esperar alguma mudança também na lista de equipamentos em relação ao MPI, que além do pacote básico dos tempos atuais (ar-condicionado, direção elétrica e vidros dianteiros e travas elétricas), tem ainda "luxos" como central multimídia e faróis de LED.
A expectativa, porém, é que essa economia em equipamentos não seja tão profunda. O Track deve preservar, por exemplo, o pacote de segurança dos Polo mais caros, que saem de fábrica com airbags laterais e controles eletrônicos de tração e estabilidade.
Isso acontecerá justamente por conta do conteúdo oferecido pelos concorrentes que custam entre R$ 76 mil e R$ 82 mil. Nessa faixa, o Polo Track vai brigar diretamente com a versão 1.0 mais equipada do novo Citroën C3, modelo que além da mesma pegada aventureira é equipado com itens como a central multimídia de 10 polegadas e vidros traseiros elétricos.
Mas outros compactos na mesma faixa também oferecem bom conteúdo. O Hyundai HB20 Sense (R$ 77.190) tem airbags laterais e de cortina, além de rádio com bluetooth. É o mesmo pacote de amenidades do Chevrolet Onix 1.0 (R$ 81.250).



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