Porsche revela painel cheio de telas do Taycan

Modelo que será apresentado no Salão de Frankfurt também bate recorde na consagrada pista de Nürburgring-Nordschleife

  1. Home
  2. Segredos
  3. Porsche revela painel cheio de telas do Taycan
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Uma série de novidades do Porsche Taycan, primeiro esportivo totalmente elétrico da marca alemã, surgiu neste final de semana. A maior delas é a revelação de como será o painel do carro, que terá aspecto futurista, mas também familiar, já que une as bases de design de outros carros da empresa a um conceito de cockpit mais moderno, recheado de telas por todos os cantos. Esta é a primeira imagem oficial do interior do modelo, que estreia no Salão de Frankfurt agora em setembro.

O painel é 100% digital. A tela do quadro de instrumentos tem 16,8 polegadas e, de acordo com a Porsche, pode ser configurada para exibir mapas, informações do veículo, modos de direção e outros dados importantes.

O carro vai oferecer mais três telas: duas no console central e uma última à frente do banco do passageiro. A tela na parte superior do console é responsável pelo controle dos sistemas de multimídia e navegação; enquanto a de baixo exibe informações sobre seu nível de carga e regula algumas opções relacionadas à  propulsão do carro. Já a tela em frente ao copiloto fica com os comandos de entretenimento: pode mudar de música, definir direções para o mapa, discar números de telefone e regular o ar-condicionado.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Tudo muito tecnológico: para saber se alguém está sentado no lugar do passageiro e ativar a terceira tela, o carro usa os sensores dos airbags. Tem mais: toda a cabine do Taycan possui materiais reciclados, em diferentes proporções - afinal a Porsche quer deixar claro que o carro, como um bom elétrico, é amigável ao meio ambiente.

Recorde em Nürburgring

Outra novidade do Taycan neste fim de semana: ele bateu o recorde do tradicional circuito alemão de Nürburgring-Nordschleife (o "Inferno Verde") na categoria de carros esportivos de quatro portas totalmente elétricos, com o tempo de 7 minutos e 42 segundos.

"O Taycan também é adequado para pistas e mostrou isso de forma convincente no circuito mais desafiador do mundo", explica Lars Kern, o piloto de testes responsável pelo recorde. "Cada vez mais estou impressionado com a estabilidade com que o carro se comporta nos trechos de alta, como o de Kesselchen, e como ele acelera de forma neutra nos trechos mais estreitos, como o Adenauer Forst."

Taycan
Porsche Taycan é o novo recordista entre "carros elétricos de quatro portas" do circuito de Nürburgring
Crédito: Divulgação
toggle button

O que já se sabe sobre o Taycan

Ainda não conhecemos o visual definitivo do esportivo totalmente elétrico da Porsche, que será apresentado de forma oficial daqui a algumas semanas. Sabemos, no entanto, que o Taycan terá dois motores elétricos posicionados nos eixos dianteiro e traseiro e, por isso, contará com tração nas quatro rodas. A marca ainda não revelou potência e torque.

Porém, também já nos foi informado que ele terá um sistema chamado "Porsche 4D-Chassis Control (Controle de Chassi 4D), que irá analisar e sincronizar os sistemas de chassi em tempo real - que vão incluir suspensão pneumática adaptativa; sistema eletromecânico de estabilização de rolagem (uma espécie de controle dinâmico esportivo do chassi), e ainda um sistema de vetorização de torque.

O Taycan também será o primeiro veículo de produção da marca a contar com um sistema elétrico de 800 volts - no lugar dos 400 volts utilizados pelos demais carros elétricos existentes no mercado. Isso significa que a autonomia do carro, embora ainda não anunciada, poderá ser até mesmo maior que a de outros modelos elétricos, ainda que o carro da Porsche seja propriamente um esportivo.

Comentários