A Honda deverá ter um carro híbrido flex no Brasil em breve - isso não é nenhuma novidade. No entanto, de acordo com fontes próximas à rede de concessionárias da marca, o modelo que receberá a tecnologia ainda não foi definido.
Porém, dentro do leque de possibilidades da Honda, o modelo que tem mais chances é o HR-V. E a explicação estaria na concorrência, já que o Toyota Yaris Cross, que será lançado no Brasil ainda este ano, terá uma configuração híbrida flex.
Os modelos City sedã e City hatch têm chances, mas correm por fora neste momento. O WR-V também pode ser contemplado com a tecnologia. Entretanto, nossa fonte confirmou que, neste momento de lançamento, o SUV de entrada da marca não terá o sistema híbrido - todas as versões serão 100% a combustão.
O sistema híbrido flex da Honda seguirá a mesma filosofia da tecnologia que equipa o novo Civic, chamada de e:HEV. É um conjunto formado por dois motores elétricos, um de propulsão e outro gerador, e mais um motor a combustão, que no caso do sistema flex deverá ser um 1.5 de quatro cilindros aspirado e, claro, bicombustível (álcool e gasolina).
Em velocidades baixas, o motor elétrico é responsável por tracionar as rodas dianteiras puxando energia das baterias. Em momentos de baixa carga, o bloco a combustão entra em ação para fazer o propulsor elétrico gerador funcionar e, por sua vez, alimentar o motor elétrico de propulsão, que continua sendo o único responsável por tracionar o carro.
O motor a combustão só será responsável por tracionar o veículo, jogando torque nas rodas, em velocidades mais elevadas, exatamente quando o propulsor elétrico perde eficiência.