O canal de notícias da Webmotors

QQ vai virar marca de carros elétricos da Chery

Nome do subcompacto que foi vendido no Brasil na década passada foi escolhido para representar linha de EVs da empresa

por André Deliberato

Você não leu errado. O subcompacto QQ, que ficou conhecido no mercado brasileiro por ter sido por muitos anos o carro mais barato do país, cederá o nome a uma marca de veículos elétricos da Chery - e aqui falamos só da fabricante chinesa que vende carros globalmente, não da parceria entre Caoa Chery que existe aqui no Brasil.
De acordo com a imprensa chinesa, a fabricante solicitou em 2021 o registro de uma nova submarca de carros elétricos e autônomos chamada QQ, que foi batizada dessa maneira em homenagem ao pequeno carro urbano que conhecemos. De acordo com informações do site CarNewsChina, a marca QQ será anunciada de forma oficial em junho.
Quer um carro da Caoa Chery? Cola aí!

Como era o QQ antigo

Você lembra do QQ. Era um subcompacto com emblema da Chery lançado em 2003 construído sobre o mesmo projeto do Daewoo Matiz. Foi fabricado em formato de CKD no Brasil entre 2016 e 2019 (embora tenha chegado antes por importação) e depois descontinuado oficialmente pela empresa.
O nome não chegou a se aposentar totalmente lá fora, já que na China a Chery chegou a lançar um modelo chamado QQ Ice Cream para competir no segmento de microcarros elétricos - vale lembrar que na China o automóvel mais vendido dos últimos anos é um EV minúsculo chamado... Mini EV, feito pela Wuling em parceria com a GM.
A marca QQ não será composta, no entanto, somente por um microcarro 100% elétrico. A ideia, de acordo com documentos vazados, é de que a empresa tenha uma linha de modelos 100% elétricos e híbridos plug-in, ambos com tecnologias de condução autônoma. Por enquanto, a linha de carros elétricos da Chery que já existem lá fora é composta por eQ1 e eQ5 e os novos Wujie Pro e Wujie Max.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas