Prestes a completar 10 anos de existência, a quarta geração do Jeep Grand Cherokee começa o seu ritual de despedida. O SUV chegará renovado em 2021 e o site russo Kolesa já traz as primeiras projeções de como ficará o utilitário esportivo grande da marca americana.
Se o atual Grand Cherokee ousou quando foi lançado em 2011, a quinta geração promete um desenho mais sóbrio, segundo os esboços. Em vez da frente em ângulo invertido atual, o Jeep adotará uma grade mais "retona" e maior, com as indefectíveis sete entradas de ar e uma tomada auxiliar inferior.
Já os faróis serão mais afilados e espichados do que os atuais. As luzes auxiliares ficariam dispostas em um filete de LEDs nas extremidades dos para-choques e lembram garras - uma solução já vista, de outra forma, no novo Peugeot 208, por exemplo. Na traseira mais "chapada", predominariam elementos mais horizontalizados, como as lanternas e a barra na tampa do porta-malas.
O novo Grand Cherokee também deve crescer nas dimensões e chegar perto dos 5 metros de comprimento e dos 2,95 m de entre-eixos - a geração atual tem 4,82 m e 2,91 m, respectivamente. A ideia é refletir isso em um porta-malas com mais de 500 litros de capacidade (hoje, são 457 l). Uma configuração com entre-eixos alongado e sete lugares também é cotada.
Ainda não se fala sobre novos motores, mas é certo que o novo Grand Cherokee chegará com variantes híbridas e até puramente elétricas, tal qual seus companheiros Compass e Renegade, cujas versões eletrificadas serão apresentadas globalmente no próximo dia 20 de julho (segunda-feira) e chegarão ao Brasil até meados de 2021.
Atualmente, o Grand Cherokee é vendido em versão única no Brasil. Usa motor V6 de 241 cv e custa cerca de R$ 390 mil. A linha 2020 ganhou equipamentos de condução semi-autônoma, que devem ser aprimorados na futura geração.