O segmento de SUVs é disparado o que mais cresce no Brasil e no mundo há anos. Frequentemente movimentada, a categoria tem lançamentos constantes e sempre traz boas novidades anualmente, inclusive em termos tecnológicos.
Mas o que 2024 ainda reserva em relação a lançamentos? Abaixo, o WM1 lista tudo que deve rolar no segmento ainda nesta temporada, seja com alguma leve reestilização ou mesmo com a chegada de uma nova geração.
Ao final, também lembramos daqueles que não devem ter mudanças. Sabe de alguma coisa que não foi informada? Deixe no campo de comentários!
Primeiro, vamos lembrar quem já chegou: Renault Kardian e Honda CR-V. Agora, nós vamos listar as novidades.
A Citroën apresenta nas próximas semanas um SUV-cupê que irá se chamar Basalt. Ele será rival de Fiat Fastback diretamente, mas também vai disputar mercado com demais SUVs compactos, como Volkswagen Nivus e Fiat Pulse.
Ele será o terceiro carro da família C-Cubed e teve seu nome revelado nesta segunda-feira (25). Ele será revelado oficialmente nesta quarta-feira (27).
Agora, vamos falar sobre os modelos que mais mudam - e que portanto trocam de geração.
A maior das novidades entre os SUVs compactos deve ser o Hyundai Creta, que deve dar as caras no Brasil até o final do ano.
O Creta tem produção nacional e deve continuar sendo feito em Piracicaba (SP). Apesar de ser feito sobre a mesma plataforma desde o final de 2016, a mudança pode ser considerada como troca de geração.
Será a terceira do carro aqui no Brasil.
O Volkswagen T-Cross, outro importante player do segmento e que frequentemente figura no topo da lista dos mais vendidos, também deve ter alterações no visual - ainda neste primeiro semestre.
A mudança no SUV compacto da Volks deve se concentrar na estética externa e no incremento de tecnologias na cabine. O T-Cross é feito em São José dos Pinhais (PR) desde 2019.
O Nivus também pode receber as atualizações esse ano, mas é mais provável que isso aconteça só em 2025. Por ora, o modelo espera somente por uma nova versão com motor mais forte: a GTS.
Os Jeep Compass e Commander também terão novidades, porém discretas - e concentradas em sua maioria na parte mecânica.
Nas próximas semanas a dupla irá ganhar o motor 2.0 Hurricane 4, além de ajustes na lista de itens de série e na oferta de versões.
Quem também deve entrar na briga definitiva pela categoria mais desejada do país é a Toyota com o Yaris Cross.
Ele será feito em Porto Feliz (SP) com um inédito motor 1.5 híbrido flex. O preço deve começar na faixa dos R$ 120 mil.
Isso posto, é de se concluir que modelos consagrados e recentemente atualizados - casos de Renault Duster, Chevrolet Tracker, Caoa Chery Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8, Ford Territory e Bronco Sport e VW Taos e Tiguan, entre outros - não devam receber alterações ao longo deste ano.
Entre SUVs do segmento premium, também há novidades a caminho: a BMW deve estrear na virada do semestre a nova geração do X2, junto de sua versão totalmente elétrica, o iX2.
A Audi deve trazer a versão mais apimentada do Q8 e-tron, o SQ8, e ainda promover a estreia do Q6 e até do Q4 - todos 100% elétricos.
A Mercedes-Benz é outra que vai atuar nesse segmento com a estreia do novo GLC e ainda com a chegada da versão AMG 45 do GLA, um pouco menor, mas que terá mais de 400 cv.
A Volvo deve contribuir com a categoria com as estreias de EX30 e EX90 - carros que são totalmente elétricos e têm promessa de serem os mais seguros do mundo.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade