O Ministério da Indústria e Tecnologia da China vazou as primeiras imagens do substituto do Volkswagen Tiguan Allspace, modelo que será comercializado no país asiático com o nome de Tiguan L Pro.
Variação alongada do SUV médio de terceira geração, que foi lançado na Europa em setembro de 2023, esse Tiguan L Pro repete o visual externo do carro europeu, se diferenciado externamente apenas pelo tamanho. São 4,74 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,68 m de altura e entre-eixos de 2,79 m.
Na comparação com o Tiguan curto, são 19 cm a mais no comprimento, 2 cm a mais na largura, 4 cm adicionais na altura e uma distância entre-eixos 11 cm mais longo. Já comparando com o Allspace, as dimensões são praticamente as mesmas.
O governo chinês revelou ainda os dados de duas configurações do novo Tiguan L Pro: uma com tração integral e motor 2.0 turbo a gasolina, de 220 cv, e outra com tração dianteira e motor 2.0 turbo a gasolina, mas com 186 cv.
Ambos podem ser equipados com rodas de liga leve de 17, 19 ou 20 polegadas e têm o airbag central - uma bolsa inflável adicional entre os assentos dianteiros e que também é uma novidade no novo Tiguan europeu.
Diferentemente do Tiguan Allspace atual, as duas configurações do Tiguan L Pro vazadas pelo governo chinês não são equipadas com os dois assentos adicionais no porta-malas. Mas as dimensões do carro sugerem que essa é uma possibilidade futura.
E falando no carro vendido no Brasil, a Volkswagen retomou recentemente as vendas do Tiguan Allspace no mercado brasileiro.
Esse "novo velho" Tiguan ainda é o SUV médio de segunda geração, lançado originalmente por aqui em 2017. O carro é importado do México, onde segue em produção para atender o mercado americano.
Em seu retorno ao Brasil, o Tiguan Allspace é comercializado na versão única R-Line , com tração dianteira, câmbio automático e motor 2.0 de 186 cv. Um retrocesso em relação ao R-Line "original", que tinha tração integral, câmbio DSG e motor de 220 cv.