O Polo continuará sofrendo nas mãos do Volkswagen Tera. De acordo com informações obtidas com exclusividade pelo WM1, os números de vendas em junho poderão justificar uma decisão de retirar do portfólio outra versão do hatch da marca no mercado brasileiro por conta do novo SUV de entrada.
Importante lembrar que, mesmo antes do lançamento oficial do Tera, a Volkswagen, como já imaginávamos, tirou de linha quatro versões do Polo - listadas abaixo:
E foram mantidas apenas quatro:
Agora, o "obituário de versões" do Polo poderá ganhar mais um nome: Highline 1.0 TSI automático. Isso porque, da primeira quinzena para a segunda quinzena de junho, os emplacamentos de Polo Highline tiveram uma queda acentuada de aproximadamente 65%.
Segundo uma fonte ligada ao mercado, essa mudança é uma clara reação ao sucesso do Tera. Nos primeiro 50 minutos de vendas, o modelo registrou 12 mil pedidos, sendo que a grande maioria (41%) foi da configuração topo de linha High, que parte de R$ 139.990.
Apenas a título de curiosidade, o Polo Highline está sendo anunciado oficialmente por R$ 131.650. "Na realidade, muito me espantou a configuração Highline não ter morrido também antes do lançamento do Tera", disse o especialista.
A Volkswagen, claro, poderá manter Polo Highline e Tera High juntos no mesmo showroom. No entanto, diante da força do Tera e do fato de o mercado brasileiro estar caminhando cada vez mais para os SUVs - hoje o segmento que mais emplaca veículos zero-quilômetro no País, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) -, aposentar a atual versão topo de linha do hatch e concentrar todas as forças no Tera High pode ser uma decisão bem interessante.
Sim, o Tera pode e vai atrapalhar a briga do Polo com a Strada. E já podemos observar isso em junho. Nas primeiras três semanas do mês, o Polo abriu vantagem e deu sinais de que poderia ser o carro mais emplacado do Brasil pelo terceiro mês consecutivo. No entanto, nos últimos dias, o Polo acabou perdendo espaço para a picape da Fiat, que deve fechar como veículo mais comercializado do País em junho.
Importante destacar também que muito comum no mercado "matar" algumas versões de um veículo quando outro se aproxima em preço e até mesmo em proposta. Um caso recente foi o do Pulse com o Argo - curiosamente os concorrentes diretos de Tera e Polo, respectivamente. Ao ser lançado, o SUV da Fiat "matou" algumas configurações do hatch. De cara, as opções topo de linha foram "limadas" do portfólio.
Aproveite também:



Email enviado com sucesso!