Volkswagen Tera: qual será sua próxima vítima?

Vendas em junho já mostram que mais uma versão do Volkswagen Polo poderá morrer em breve, por conta do sucesso do Tera

  1. Home
  2. Segredos
  3. Volkswagen Tera: qual será sua próxima vítima?
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Polo continuará sofrendo nas mãos do Volkswagen Tera. De acordo com informações obtidas com exclusividade pelo WM1, os números de vendas em junho poderão justificar uma decisão de retirar do portfólio outra versão do hatch da marca no mercado brasileiro por conta do novo SUV de entrada.

    • Comprar carros
    • Comprar motos
    Ver ofertas

    Importante lembrar que, mesmo antes do lançamento oficial do Tera, a Volkswagen, como já imaginávamos, tirou de linha quatro versões do Polo - listadas abaixo:

    • Polo 1.0 MPI manual
    • Polo 1.0 TSI manual
    • Polo Comforline 1.0 TSI automático
    • Polo GTS 1.4 TSI automático - essa última, muito mais por conta do Nivus GTS do que propriamente por culpa do Tera.
    • E foram mantidas apenas quatro:

      • Polo Robust 1.0 MPI manual
      • Polo Track 1.0 MPI manual
      • Polo Sense 1.0 TSI automático
      • Polo Highline 1.0 TSI automático
      • Agora, o "obituário de versões" do Polo poderá ganhar mais um nome: Highline 1.0 TSI automático. Isso porque, da primeira quinzena para a segunda quinzena de junho, os emplacamentos de Polo Highline tiveram uma queda acentuada de aproximadamente 65%.

        Saiba mais:

          O Volkswagen Tera 2026 teve mais de 2 mil unidades emplacadas em seu primeiro mês cheio de vendas
          Crédito: Divulgação
          toggle button

          Segundo uma fonte ligada ao mercado, essa mudança é uma clara reação ao sucesso do Tera. Nos primeiro 50 minutos de vendas, o modelo registrou 12 mil pedidos, sendo que a grande maioria (41%) foi da configuração topo de linha High, que parte de R$ 139.990.

          Apenas a título de curiosidade, o Polo Highline está sendo anunciado oficialmente por R$ 131.650. "Na realidade, muito me espantou a configuração Highline não ter morrido também antes do lançamento do Tera", disse o especialista.

          A Volkswagen, claro, poderá manter Polo Highline e Tera High juntos no mesmo showroom. No entanto, diante da força do Tera e do fato de o mercado brasileiro estar caminhando cada vez mais para os SUVs - hoje o segmento que mais emplaca veículos zero-quilômetro no País, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) -, aposentar a atual versão topo de linha do hatch e concentrar todas as forças no Tera High pode ser uma decisão bem interessante.

          O Tera chega para disputar parte dos clientes que, antes, corria para comprar um Polo
          Crédito: Divulgação
          toggle button

          Volkswagen Tera pode atrapalhar a briga entre Polo e Fiat Strada?

          Sim, o Tera pode e vai atrapalhar a briga do Polo com a Strada. E já podemos observar isso em junho. Nas primeiras três semanas do mês, o Polo abriu vantagem e deu sinais de que poderia ser o carro mais emplacado do Brasil pelo terceiro mês consecutivo. No entanto, nos últimos dias, o Polo acabou perdendo espaço para a picape da Fiat, que deve fechar como veículo mais comercializado do País em junho.

          Estratégia da Volkswagen não é inovadora

          Importante destacar também que muito comum no mercado "matar" algumas versões de um veículo quando outro se aproxima em preço e até mesmo em proposta. Um caso recente foi o do Pulse com o Argo - curiosamente os concorrentes diretos de Tera e Polo, respectivamente. Ao ser lançado, o SUV da Fiat "matou" algumas configurações do hatch. De cara, as opções topo de linha foram "limadas" do portfólio.

          Aproveite também:

            Volkswagen Tera 2026 – Principais características

            Motorização:

            • Motor 1.0 MPI aspirado
            • Torque: 10,3 kgfm
            • Potência: 84 cv
            • Motor 1.0 TSI turbo
            • Potência: até 116 cv
            • Torque: 16,8 kgfm
            • Transmissão:

              • Manual de cinco marchas (versões com motor aspirado)
              • Automática de seis marchas (disponível em versões com motor turbo)
              • Dimensões:

                • Comprimento: 4,15 metros
                • Largura: 1,77 metro
                • Altura: 1,50 metro
                • Entre-eixos: 2,56 metros
                • Porta-malas: 350 litros
                • Comentários
                  Wid badge