O Canal de notícias da Webmotors

Últimas Notícia

Airbag e cinto dobram as chances de sobreviver

Mude o hábito: apoiar os pés sobre o painel pode forçar as pernas contra o tórax no momento em que o airbag inflar

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Airbag e cinto dobram as chances de sobreviver
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Todo mundo sabe que os airbags salvam vidas ao oferecem mais proteção aos ocupantes em caso de colisão. As bolsas se inflam à velocidade impressionante de 300 km/h, evitando que o corpo entre em contato com as partes rígidas do carro. Segundo o Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), sensores detectam a desaceleração abrupta do automóvel e imediatamente expandem os airbags, que pode ser frontais, laterais, de cortina ou de joelho. Mas o airbag sozinho não é suficiente.

VEJA TAMBÉM

O cinto de segurança é fundamental e ele é quem consegue salvar mais vidas. O airbag é apenas um complemento. O cinto é o dispositivo de retenção mais eficaz na prevenção de lesões aos ocupantes. No caso de veículos com airbags, o cinto serve para posicionar a pessoa para o contato adequado com a bolsa inflável e no momento ideal, quando ela está totalmente aberta. Sem cinto, o impacto pode acontecer quando a bolsa está inflando, gerando um impacto fortíssimo e gerando lesões ainda mais graves.

O mesmo risco vale para passageiros que colocam os pés no painel. Uma deflagração da bolsa inflável nessa situação forçaria as penas da pessoa de encontro com o próprio tórax, com consequências trágicas.

icon photo
Legenda: As chances de sobrevivência são de 45% ao utilizar apenas o cinto de segurança

Segundo estudo realizado pela agência norte-americana NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), contando somente com o airbag as chances de sobrevivência são de apenas 12%. Já quando se utiliza apenas o cinto de segurança, como em veículos populares produzidos antes de 2014 (quando as fabricantes foram obrigadas a instalar as bolsas infláveis em todos os veículos produzidos a partir daquele ano), as chances são de 45%. Quando unimos o airbag e o cinto de segurança a chance de sobreviver sobe para 51%.

DICAS DE SEGURANÇA

  • O motorista deve se posicionar a 25 cm do volante;
  • O passageiro dianteiro deve ficar a 40 cm do painel;
  • Não transporte crianças no banco dianteiro;
  • Nunca apoie os pés sobre o painel;
  • Comentários

    Ofertas Relacionadas

    logo Webmotors