Audi e-tron terá câmeras no lugar dos retrovisores

Item será oferecido como opcional para reduzir arrasto aerodinâmico. 1º elétrico da marca será revelado em 30 de agosto

  1. Home
  2. Notícias
  3. Audi e-tron terá câmeras no lugar dos retrovisores
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Aerodinâmica é um fator ainda mais importante quando se trata de veículos elétricos. Quanto menor a resistência ao ar, menos força é necessária para o veículo se movimentar, proporcionando mais autonomia com uma carga completa.

A Audi sabe disso e enfatizou esse aspecto no projeto do e-tron, SUV que será apresentado em 30 de agosto em versão de produção, como o primeiro modelo 100% movido a baterias da marca alemã. O utilitário, inclusive, pode aparecer em novembro no Salão do Automóvel de São Paulo, com planos para ser comercializado por aqui a partir de 2019.

icon photo
Legenda: Circulação de ar em volta do e-tron
Crédito: Divulgação

A montadora divulgou novas imagens e informações a respeito do e-tron, que terá cx (coeficiente aerodinâmico) de apenas 0,28, um bom número para um veículo com carroceria alta. Para chegar a esse valor, a marca acumula mais de mil horas de testes em túnel de vento e vai oferecer como opcional "espelhos externos virtuais", que câmeras instaladas nas portas dianteiras que substituem os retrovisores convencionais.

Elas serão oferecidas em países onde a legislação permite câmeras no lugar dos espelhos e reduzem a largura total do veículo em 15 cm - uma medida que ajuda a reduzir o arrasto aerodinâmico, deixando o carro mais eficiente.

 

icon photo
Legenda: Atuação aerodinâmica do e-tron
Crédito: Divulgação

De acordo com a fabricante, a imagem gerada pelas câmeras laterais será exibida em telas OLED localidas entre o painel e as portas, mais ou menos na posição costumeira de retrovisores convencionais. A Audi ainda não mostrou imagens dessas telas, mas adianta que o motorista terá à disposição três modos diferentes de visão, dependendo da situação de condução: rodovia, conversão e estacionamento.

Além disso, o e-tron trará mais truques na manga para melhorar a aerodinâmica: a suspensão ajustável a ar, que será oferecida de série, abaixa o veículo até 2,6 cm a velocidades acima de 120 km/h para deixar o SUV mais "colado" no chão e, como isso, minimizando o arrasto e o gasto de eletricidade.

Para completar, o modelo traz entradas de ar na dianteira com dutos que abrem e fecham automaticamente de acordo com a velocidade, para melhorar o fluxo em diferentes condições de rodagem, além de pneus de baixa resistência ao rolamento, na medida 255/55 R19.

Todas essas características permitem ao e-tron uma autonomia de mais de 400 km com uma carga completa das baterias gigantes de 95 kWh posicionadas no assoalho, de acordo com a Audi. A montadora anuncia que o utilitário elétrico poderá ser recarregado em 30 minutos com um carregador ultrarrápido de 150 kW de potência.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors