BMW, Intel e FCA parceiras por carro autônomo

Parceria prevê lançamento comercial de veículos totalmente capazes de rodar sozinhos até 2021

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. BMW, Intel e FCA parceiras por carro autônomo
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Apple confirmou recentemete que está trabalhando no desenvolvimento de uma plataforma de condução autônoma para equipar automóveis de outras fabricantes, sinalizando que desistiu de desenvolver e lançar no futuro um carro com a famosa marca da maçã mordida. Por outro lado, montadoras importantes estão se associando a empresas de tecnologia para lançar seus próprios veículos capazes de rodar sozinhos, sem a necessidade de um motorista ao volante.

A BMW, por exemplo, havia anunciado em 2016 parceria com a Intel e a Mobileye nesse sentido. Agora, a marca alemã e as duas parceiras assinaram um acordo de intenções com a FCA (Fiat Chrysler) para cooperação mútua entre as empresas em direção a veículos robotizados.

icon photo
Legenda: waymo_fca_chrysler_pacifica google
Crédito: waymo_fca_chrysler_pacifica google

Segundo a BMW, os dois grupos automotivos vão trabalhar em conjunto para cortar custos, acelerar o processo de desenvolvimento e trocar informações técnicas. A marca alemã e as marcas do Grupo FCA terão modelos com design e trem de força próprios, mas vão compartilhar sistemas, módulos eletrônicos, câmeras e sensores necessários para a condução autônoma. A FCA já mantém uma frota da minivan Pacifica adaptada em testes rodando nos Estados Unidos, mas por meio de uma associação com o Google (foto acima).

O acordo firmado entre a BMW, a Intel e a Mobileye em 2016 prevê o lançamento comercial até 2021 de veículos altamente auônomos, de nível 3, e também de automóveis de níveis 4 e 5, totalmente automatizados, que podem rodar sem qualquer intervenção de um condutor humano.

IMAGE

A ideia é construir uma arquitetura eletrônica modular e personalizável, que possa ser utilizada não apenas em veículos da FCA e da BMW, como também ser vendida para equipar modelos de outras montadoras.

A previsão é que BMW, Intel e Mobileye iniciem os testes com 40 protótipos de carros autônomos em rodovias no fim deste ano, enquanto somente a Mobileye, que pertence à Intel, anunciou que terá uma frota própria de cem carros autônomos de nível 4 rodando em breve. O elétrico i3, da BMW (foto acima) é um candidato a ser adaptado para testar as novas tecnologias.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors