Bomba de Combustível

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Bomba de Combustível
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Parte 1

É uma das peças mais importantes do veículo, pois sem ela o motor simplesmente não funciona e, é claro, o carro não anda. A bomba de combustível fica alojada dentro do tanque (alguns veículos, no passado, utilizavam bombas elétricas fora do tanque) e tem como função mandar a gasolina ou álcool, por meio de mangueiras, para o motor.

Nesse caminho, o combustível passa primeiro por um pré-filtro, que faz parte do conjunto da bomba, e depois pelo filtro de linha (combustível). É aí que mora o perigo. A falta de Manutenção Preventiva desses dois componentes são os principais causadores de problemas na bomba. Por isso, a limpeza periódica do pré-filtro e a troca, conforme especificação do fabricante, do filtro de combustível são fundamentais para garantir uma maior vida útil e um bom funcionamento desta peça.

A recomendação é de que a limpeza e substituição dos filtros sejam feitas a cada 15.000 km. Mas este prazo pode variar conforme o local onde o veículo transita. Em grandes centros urbanos, com grande concentração de poluentes, ou em estradas de terra, o prazo de validade dos filtros pode reduzir consideravelmente.

Parte 2

Outro fator importante é a qualidade do combustível utilizado. Evite abastecer o carro em locais duvidosos, para não comprar gasolina adulterada. O uso indevido do álcool em veículos movidos originalmente a gasolina também é prejudicial. Além disso, os veículos que foram convertidos a GNV não devem andar com o tanque vazio. Isso prejudica o funcionamento da bomba e reduz a sua vida útil.

A falta de uma manutenção periódica compromete a ação da bomba, ocasionado perda de potência, falha em retomadas de velocidade, dificuldade na partida e até mesmo a parada inesperada do veículo.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors