Boné da Ford alerta se motorista está sonolento

Acessório, que está em fase de testes, traz sensores de movimento e avisos sonoros, vibratórios e luminosos

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Boné da Ford alerta se motorista está sonolento
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Ford, que neste ano completa 60 anos de produção de caminhões no Brasil, desenvolveu um boné especial feito para ajudar caminhoneiros e motoristas em geral a dirigirem com mais segurança, monitorando o cansaço ao volante e o risco de pegar no sono em plena rodovia. A novidade, que está ainda em fase para encaminamento da patente e da certificação, tem lançamento comercial em análise pela fabricante, porém sem planos de produção em série e comercialização "no curto e médio prazos".

O Boné Alerta, como o produto é chamado pela Ford, aparentemente é um boné comum, mas traz embutidos acelerômetro e giroscópio, sensores de movimento presentes em telefones celulares, por exemplo, analisando o movimento da cabeça do condutor. Ao perceber que ele está sonolento, o boné alerta o motorista com sinais vibratório, sonoro e visual, com dois LEDs que acendem na aba do chapéu. Nas fotos acima e abaixo, o Lyle Watters, o presidente da Ford para a América do Sul, veste a novidade.

icon photo
Legenda: Lyle Watters Bone Alerta Ford
Crédito: Lyle Watters Bone Alerta Ford

De acordo com a montadora, o desenvolvimento do acessório incluiu estudo para apontar os movimentos rotineiros do condutor em condições normais e também em situação de sonolência, criando uma base de dados transferida para a central eletrônica de processamento do boné - a novidade passou por oito meses de testes e foi utilizada em mais de 5.000 km de rodagem por condutores.

CAMINHÃO CONECTADO

Em evento de apresentação do Boné Alerta para a imprensa, a Ford Caminhões também apresentou uma prévia dos veículos que a marca vai exibir na Fenatran, feira internacional de transporte de cargas realizada de 16 a 20 de outubro no São Paulo Expo, centro de exposições localizado na zona sul da capital paulista.

icon photo
Legenda: Ford Cargo Connect Fenatran 2018
Crédito: Ford Cargo Connect Fenatran 2018

A principal atração da montadora no evento será o protótipo Cargo Connect, primeiro caminhão da Ford com configuração de eixos 8x2 que será lançado em 2018 com muita tecnologia embarcada, com foco na condução semiautônoma e na conectividade. 

O Connect é equipado com recursos como frenagem semiautônoma de emergência, alerta de ponto cego, assistente de permanência na faixa, controle de velocidade adaptativo (que acelera e freia o caminhão automaticamente, regulando a distância segura em relação ao veículo à frente), alerta de fadiga (mesma função do Boné Alerta) e monitoramento do entorno do veiculo com câmeras de visão "360 graus".

icon photo
Legenda: ford cargo connect 8x2 fenatran 2018
Crédito: ford cargo connect 8x2 fenatran 2018

Além disso, a conectividade é proporcionada por uma central multimídia com tela de sete polegadas, leitor de placas de trânsito e um sistema de gerenciamento eletrônico da carga, que utiliza quatro sensores no chassi do caminhão para verificar se a mercadoria está distribuida corretamente e para comprovar e permitir a cobrança do volume transportado.

Alguns desses recursos, já disponíveis em caminhões de grande porte e topo de linha de outras montadoras, deverão ser disponibilizados quando o Cargo 8x2 começar a ser produzido em série e chegar às concessionárias.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors