Bosch diz que poderia lançar carro autônomo hoje

Fabricante alemão alega que fatores não técnicos e regulamentos inconsistentes são os principais obstáculos

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Bosch diz que poderia lançar carro autônomo hoje
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Bosch garante que já poderia lançar seu próprio carro autônomo, de acordo com seus porta-vozes. Mas culpa o atraso na implantação desses tipos de veículos a uma "selva de burocracia" e a uma onda de ceticismo do consumidor final - em vez de culpar limitações do próprio sistema e de infraestrutura.

As informações são dos nossos parceiros mexicanos do portal Autologia. O vice-presidente de Direção Automática da empresa alemã, Kay Stepper, disse que seus engenheiros já superaram os obstáculos tecnológicos. "Precisamos diferenciar entre problemas técnicos e não técnicos", explicou, durante a última CES, em janeiro.

"Neste momento, podemos dizer honestamente que, do lado da tecnologia, hardware e software, já temos o que precisamos para implantar tecnologia autônoma. Está aqui. Sim, temos muito mais testes e validações a fazer, mais refinamentos também, mas já estamos lá", explicou o executivo.

Apesar disso, ainda não há "carros sem motorista" disponíveis comercialmente em 2020.

Carro autônomo da Bosch
icon photo
Legenda: Carro autônomo já é realidade para a Bosch. Empresa alemã diz que burocracia é o que atrapalha
Crédito: Divulgação

Burocracia

Os principais obstáculos seriam de regulamentações e burocracia. Um exemplo: o quadro regulatório em diferentes regiões. "As regras e implantações são muito diferentes na Europa do que na China ou nos Estados Unidos. Isso afetará bastante o momento do lançamento", completou. Stepper, que acrescentou que os legisladores dos EUA projetam a tecnologia de uma maneira mais favorável do que outros.

Kay Stepper também acredita que os veículos autônomos chegarão de fato às estradas em 2025, mas não serão onipresentes. Serviços de transporte e transporte comercial identificados como as áreas de aplicação serão o início dessa jornada do futuro.

 

Comentários