Carro elétrico dá choque em alagamentos?

Bateria e motor possuem selagem especial e sistemas de proteção contra fuga de corrente

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Carro elétrico dá choque em alagamentos?
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Não dá choque, mas a gente vai esclarecer melhor. Essa época do ano, marcada pelas fortes chuvas, o leitor do WM1 já está informado a respeito dos riscos de tentar transpor áreas alagadas e até mesmo se as seguradoras são obrigadas a ressarcir os prejuízos. No entanto, como são essas situações quando falamos de carros elétricos?

Com essa dúvida em mente, fomos conversar com Thiago Sugahara, vice-presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e Chefe da Assessoria de Assuntos Governamentais da Toyota. A primeira informação a respeito dessa situação envolvendo carro elétrico surpreende: o limite de segurança é basicamente o mesmo.

Sabe aquela velha história de não tentar atravessar áreas onde a água já está na altura da metade da roda? Isso vale também para veículos eletrificados. No entanto, a vantagem do elétrico é não ter escapamento para aspirar água em determinadas situações.

Bateria e motores selados

Sugahara ainda explica que dificilmente bateria e motor de um veículo elétrico terão problemas com água. Isso graças ao modo de construção. Ambos os equipamentos são selados, como a bateria de um relógio ou de um celular com certificação à prova de água.

Então não há prejuízos? Não é bem assim. Como em qualquer veículo, os elétricos possuem outros componentes que podem ser danificados pela água. Qualquer equipamento eletrônico, como central multimídia ou itens como faróis, podem ser danificados. Isso sem contar a parte de carpete e bancos, que possivelmente precisam ser trocados.

Dá choque?

Assim como as baterias são seladas para evitar desastres maiores, o carro elétrico possui um complexo sistema de segurança para evitar o vazamento de tensão e consequentemente choques. A corrente é completamente cortada em caso de acidentes ou se o veículo identificar algum problema, como a entrada de água.

 Motor e bateria possuem maior proteção
Legenda: Motor e bateria possuem maior proteção

Esses fatores somados dão vantagens ao carro elétrico em relação ao automóvel a combustão nessa situação em específico. Vale ainda ressaltar que, em geral, o carro elétrico é mais pesado, o que dificulta a aquaplanagem.

Comentários