CESVI faz ranking de carros com melhor e pior visibilidade

Todos os lados do veículo foram contemplados no estudo
  1. Home
  2. Tecnologia
  3. CESVI faz ranking de carros com melhor e pior visibilidade
Cesvi Brasil
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Pensando na questão dos acidentes provocados pela falta de visibilidade do motorista, seja na parte traseira ou relacionada aos pontos cegos do carro, o Cesvi Brasil realizou um estudo que classifica os veículos de acordo com a visibilidade proporcionada ao motorista.

O estudo apresenta os elementos que contribuem para uma boa visibilidade em uma série de aspectos, e os procedimentos utilizados para os testes. Foi medido o índice de visibilidade dos veículos de grande número de vendas no mercado nacional, que foram separados por categoria hatch, sedan, picape, minivan, SW e utilitário.

Forma de avaliação

Para definir especificações e parâmetros, pode-se dizer que a visibilidade proporcionada pelos automóveis é auxiliada pelos retrovisores externos e internos do veículo. Os fatores que influenciam na visibilidade são os vidros, espelhos retrovisores, carroceria e pontos cegos. Desta maneira, levou-se em consideração a análise de três tipos de visibilidade proporcionada pelos veículos:

- Visão traseira fornecida pelo espelho retrovisor interno.

- Visão lateral fornecida pelos espelhos laterais.

- Visão dianteira verificação da obstrução na visibilidade causada pela coluna A.

Os resultados levam em consideração a medição e análise das áreas não visíveis ao motorista.

Ranking

A classificação é apresentada em um intervalo de 0,5 a 5 estrelas, podendo intercalar notas com ½ estrela 2 estrelas e meia, por exemplo. Quanto maior a nota, melhor a visibilidade do veículo.

Entre os hatch compactos, o novo Ford Ka mereceu quatro estrelas, vencendo seu modelo anterior e o Fiat Mille Fire, este último popularmente conhecido pela boa visibilidade.

Na categoria hatch médio, deu empate: Peugeot 307, Fiat Stilo e Nissan Tiida ganharam 4 estrelas. Já o GM Astra ficou com a pior nota da categoria, 2 ½ estrelas.

O Mercedes-Benz C 320 liderou entre os sedans médios, enquanto o invocado Ford Fusion dividiu a última colocação com o novo Nissan Sentra.

As picapes compactas são campeãs de pouca visibilidade, Fiat Strada, VW Saveiro e GM Montana não alcançaram 3 estrelas. Entre as picapes médias, a nota subiu: Mitsubishi L200 e Nissan Frontier receberam 3 ½ estrelas.

Na categoria minivan, Citroën Picasso e GM Zafira dividem a primeira colocação. Entre os utilitários compactos, o novo Ford EcoSport Freestyle venceu seu antecessor, a Mitsubishi TR4 e o VW CrossFox. Houve empate também entre os utilitários, GM Blazer e Nissan Murano são os vencedores da categoria, com 3 ½ estrelas.

Entre as SW, Peugeot 206 SW e VW SpaceFox empataram na categoria compacta com 3 estrelas. Na média, a Toyota Corolla Fielder venceu o Renault Megane Grand Tour.

Entre todas as categorias, a dos cupês ficou com o melhor resultado, conquistado pela Nissan 350 Z, com 5 estrelas. O Jaguar XK 4.2 2007 ficou logo atrás, com quatro estrelas.

Confira no quadro ao lado os resultados e os modelos mais bem classificados quanto à visibilidade proporcionada ao motorista, fator de grande influência quanto ao risco de acidentes.


Colaborou Adriana Bernardino.

_______________________________
Leia também:

Cesvi divulga ranking de veículos que têm melhor visibilidade traseira

Danos de enchente: Cesvi aponta quais veículos oferecem mais e menos riscos

Dicas de segurança para motociclistas e motoristas

Gestante a bordo: orientações para dirigir com segurança e bem-estar

Barulhinho bom? Ouvir rádio no carro nem sempre é benéfico. Saiba como usar a música a seu favor

Gestante a bordo: orientações para dirigir com segurança e bem-estar

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors