Chevrolet Cruze high-tech

Novo sedã vai além de um conjunto mecânico moderno

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Chevrolet Cruze high-tech
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Além do novo conjunto mecânico, digno de elogios, o novo Chevrolet Cruze 2017 está com um pacote repleto de tecnologia, muitas delas não disponíveis em concorrentes do segmento dos sedãs médios. Claro que as mais interessantes estão apenas na versão LTZ com pacote 2 de ‘mimos’, que acaba saindo por impressionantes R$ 107.450.

O que mais agrada é o OnStar, recurso que já existia na primeira geração do Cruze, mas que nesta segunda geração agrega novos recursos. Bom, para quem não conhece, o OnStar é basicamente um serviço de concièrge em que você, ao ter o celular pareado com o MyLink, consegue entrar em contato com uma central de atendimento onde um profissional te fornecerá toda e qualquer informação que necessitar.

Durante a gravação do vídeo, meu smarthphone simplesmente travou. Com a bateria carregada, não dava sinal de vida – e a bateria, no modelo que tenho, não permite remover a bateria. Mesmo com ele travado entrei em contato com a central e solicitei a loja da Samsung mais próxima do local onde eu estava. Em alguns segundos, a atendente voltou com o resultado. Pedi então que as coordenadas fossem encaminhadas ao GPS do veículo, o que aconteceu exatos dois minutos após eu encerrar o contato. No entanto, há relatos de pessoas que reclamaram um pouco da demora e de não ter recebido rapidamente as informações da rota no GPS.

Na minha opinião, porém, as principais qualidades do OnStar estão no aplicativo. Um dos mais interessantes é o alerta de valet. Ao deixar o veículo com o manobrista, o proprietário aciona a função e recebe um alerta caso o veículo se movimente mais que uma determinada distância. Acabou a festa dos espertinhos. Outra função boa é o alerta de movimentação do veículo mesmo com ele desligado. Este preferi não testar, mas ele funciona para o caso de, de repente, o motorista estacionar em um local proibido e ter seu Cruze removido do local por um caminhão plataforma. Caso isso aconteça, o app informará.

O OnStar já auxiliava na recuperação do veículo em caso de roubo ou furto. Este recurso, de acordo com a própria Chevrolet, é muito eficiente. Também continua sendo ofertado o monitoramento de rota, que, a pedido do proprietário, a central de atendimento monitora a rota do veículo para ver se o mesmo saiu do ponto A ao ponto B sem alteração do caminho.

icon photo
Legenda: Novo Chevrolet Cruze
Crédito: Novo Chevrolet Cruze

E MAIS...

Tecnologias voltadas para a segurança também estão disponíveis. Além da câmera de ré e dos sensores traseiro e dianteiro, fundamentais para uma baliza sem incidentes, o novo Cruze tem auxiliar de estacionamento – o famoso Park Assist. Pressionando um botão no console central, logo à frente da manopla do câmbio, o motorista aciona a função. Então é necessário dar seta para o lado que pretende estacionar. Sensores nas extremidades do veículo farão a leitura das vagas disponíveis. Assim que encontrada, informações no painel de instrumentos sobre o que o motorista tem que fazer começam a ser exibidas. Ele é orientado a engatar ‘D’ (Drive) ou ‘R’ (Ré) e acelerar ou frear. A tecnologia trata do resto, girando o volante e encaixando o Chevrolet na vaga.

icon photo
Legenda: Novo Chevrolet Cruze
Crédito: Novo Chevrolet Cruze

Também há o alerta de objeto no ponto-cego, excelente para quem dirige por São Paulo e convive com as motocicletas nos corredores. Destaque para o assistente de permanência na faixa. Ao perceber que o motorista está saindo de maneira involuntária da faixa de rodagem em uma rodovia, por exemplo, o sistema atua fazendo a correção, recolocando o Cruze na rota. No entanto, se o motorista não assume o controle das ações, um alerta (luminoso e sonoro) é disparado no painel central. Este recurso pode ser habilitado ou desabilitado a partir de um botão do lado esquerdo do volante.

Outros benefícios voltados para a segurança dos ocupantes são o alerta de colisão frontal e o indicador de distância do veículo à frente.

icon photo
Legenda: Novo Chevrolet Cruze
Crédito: Novo Chevrolet Cruze

Para fechar, uma novidade que me apeteceu em termos de comodidade. Trata-se de um compartimento no console central que possibilita alguns smartphones recarregarem via wireless. Tal recurso elimina a necessidade de deixar o aparelho conectado a uma entrada USB, caso não tenha o carregador por tomada, que continua sendo a melhor opção em termos de eficiência.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors