Conceito elétrico do RS3 traz tecnologia da F-E

Protótipo tem 1.196 cv de potência, dois motores e tração nas quatro rodas. 0 a 200 km/h é cumprido em menos de 7s

  1. Home
  2. Notícias
  3. Conceito elétrico do RS3 traz tecnologia da F-E
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Audi lançou no Brasil no começo deste ano a nova geração do RS3, versão de alta performance do A3 que impressiona com seus 400 cv de potência, extraídos do motor 2.5 turbo de cinco cilindros, o mais potente do mundo nessa configuração, de acordo com a montadora. Essa, possivelmente, será a última geração do esportivo, vendido com carroceria sedã e hatch, com motor puramente a combustão - a Audi está investindo no desenvolvimento prioritário de veículos híbridos ou totalmente elétricos.

Pois a fabricante alemã de componentes automotivos Schaeffler decidiu se antecipar e criou uma versão insana do RS3 que traz o trem de força 100% elétrico utilizado no monoposto com o qual a Audi compete na Fórmula E, com modificações. A Schaeffler é a principal patrocinadora da equipe da Audi na Fórmula E.

icon photo
Legenda: Audi Rs3 Schaeffler 4eperformance elétrico Fórmula E
Crédito: Divulgação

A invenção, que integra o projeto de eletrificação 4ePerformance da companhia, gerou uma fera com nada menos que 1.196 cv, com máxima de 200 km/h e aceleração de 0 a 200 km/h em menos de 7 segundos. O RS3 convencional faz o mesmo em cerca de 11 segundos, enquanto um Fórmula E tem bem menos potência: cerca de 270 cv.

Como no modelo de fábrica, o RS3 da Schaeffler tem tração nas quatro rodas, mas no caso um motor elétrico vai instalado em cada eixo, cada um com sua respectiva transmissão. Com a propulsão elétrica, o carro traz vetorização de torque, ajustando automaticamente a tração das rodas para tornar mais ágil e fácil o contorno de curvas em alta velocidade. A capacidade das baterias, instaladas na dianteira e na traseira para melhor distribuição do peso, é de 64kWh - um pouco maior que a de um Chevrolet Bolt.

icon photo
Legenda: Audi Rs3 Schaeffler 4eperformance elétrico Fórmula E
Crédito: Divulgação

A empresa considera o projeto um "laboratório sobre rodas" para testar aplicações da F-E, incluindo motor, transmissão e unidades controladoras, para adaptá-las futuramente a automóveis de rua. A Audi, por exemplo, já anunciou que pretende lançar dez modelos 100% elétricos até 2025 e o primeiro deles é o SUV e-tron, que já está em pré-venda na Europa e deve chegar ao Brasil em 2019.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors