Confira 8 dicas para você economizar combustível

Veja como alguns hábitos ao volante no dia dia ajudam seu carro a ir com menos sede ao posto

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Confira 8 dicas para você economizar combustível
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Com a gasolina pela hora da morte, hoje abastecer o carro é um momento de tensão para muitos brasileiros. O bom é que os carros estão mais econômicos e as engenharias dos fabricantes investem com força em motores menores e eficientes - até para atender as normas de emissões mais severas na maior parte do planeta.

Mas é possível economizar preciosos litros no dia a dia. O modo de dirigir e cuidados com o veículo vão fazer o automóvel ser mais eficiente - e você visitar menos o seu amigo frentista.

Então, reunimos algumas dicas para você economizar combustível com pequenos hábitos "saudáveis" ao volante no dia a dia. Confira.

Pise leve e no tempo

Evite acelerações e freadas bruscas, pois são atitudes que exigem mais força do motor e, consequentemente, mais combustível. Passe as marchas no momento certo, sem esticá-las demais ou fazer a mudança antes da hora.

A média é trocar a marcha entre 3 mil e 4 mil rotações. Muitos modelos dispõem de indicador de troca de marcha, que avisa o momento certo de aumentar ou reduzir o câmbio.

E apareceu aquele semáforo vermelho à frente? Reduza suavemente a aceleração para ver se dá tempo de o sinal ficar verde para não precisar parar o veículo. Isso significa menos desperdício de preciosas gotas de combustível...

Sobe e desce

Mantenha aceleração constante na subida e libere o acelerador quando estiver rodando na descida - mas com o carro sempre engrenado. Isso corta a injeção de combustível. E nada de fazer banguela: compromete a estabilidade e o combustível segue sendo injetado.

Constante

Velocidade de cruzeiro é um aliado da economia, pois nessa situação as variações de rotações são menores e o propulsor faz menos força para compensar as mudanças de giros. Por isso, se o seu carro tiver piloto automático, utilize-o para gastar menos combustível.

Mas... calma. O carro em velocidade constante é econômico, porém não significa que andar rápido na estrada vai fazer você gastar menos combustível. Mais da metade da energia do motor é usada para vencer o arrasto aerodinâmico.

Desta forma, quanto maior a velocidade, maior a resistência do ar. Estudos mostram que automóveis em velocidades entre 90 e 120 km/h podem consumir até 30% a mais do que em velocidades menores.

Resistência do ar

Por falar em arrasto aerodinâmico, qualquer objeto estranho externo no carro vai fazer seu veículo beber mais. Baús no teto e bicicletas penduradas na traseira farão o carro consumir. O mesmo vale para acessórios não originais, como aerofólios e spoilers.

E o ar?

Ar-condicionado ainda faz certa diferença na eficiência do motor. O uso do equipamento aumenta entre 5% a 10% o consumo, o que varia entre os modelos de carro. Contudo, se você estiver na estrada, andar com as janelas abertas fará o carro gastar, em média, 10% a mais de combustível - justamente porque o ar que entra aumenta a resistência aerodinâmica

Na borracha

Manter os pneus calibrados semanalmente é uma ótima prática de como melhorar o consumo. Mas é preciso seguir a pressão recomendada pelo fabricante no manual do proprietário ou em adesivos nas dobradiças das portas ou na tampa do porta-luvas. Rodas com pneus carecas também afetam o consumo - e a segurança.

icon photo
Legenda: Pneu corretamente calibrado é uma importante dica para você economizar combustível
Crédito: Divulgação

Por falar em rodas e pneus, respeite as dimensões permitidas de medidas e configurações. Há um mínimo e um máximo permitido para aros e perfis dessas peças - estão lá no Manual do Proprietário. Exceder tais especificações compromete a segurança, o conforto e o consumo.

Carga útil

O manual também informa a carga útil do veículo, ou seja, o máximo de peso que aquele carro foi projetado para transportar. Isso inclui passageiros e bagagens. Andar com o carro o mais leve possível vai fazer você economizar. E lembre-se que a cada 50 kg transportados, o consumo aumenta em aproximadamente 2%.

Só com as mãos

Sempre que possível, opte pelo freio-motor. Retire o pé do acelerador ao perceber lentidão ou tráfego parado à frente e, com a marcha engatada, o motor cortará a injeção. É possível subir ou descer até duas marchas nessas situações de forma econômica.

icon photo
Legenda: Pequenos hábitos ao dirigir servem de dicas para você economizar combustível
Crédito: iStock

Ah e fique ligado também na qualidade do combustível. Gasolina, etanol ou diesel adulterados implicam em maior consumo.

Comentários