Conheça 8 carros com park assist

Descubra agora o que é e como funciona o assistente que ajuda a estacionar o automóvel quase "sozinho”

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Conheça 8 carros com park assist
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Carros com park assist são uma opção excelente para todos aqueles que não são experts em baliza, não é mesmo? Bom, mais ou menos. É que os benefícios desse sistema vão um pouco além. Descubra agora o que é e o que faz o assistente para estacionar, e veja quais carros saem com o equipamento de fábrica.

O que é park assist e para que serve?

Park assist é um sistema dotado de câmeras e sensores que ajuda o motorista a estacionar o carro com mais segurança, rapidez e assertividade. Pode ser chamado também de estacionamento automático ou assistente de estacionamento.

Esse assistente não estaciona o carro “sozinho”, como pode parecer, uma vez que o motorista – ainda – precisa executar as funções do acelerador, dos freios e da marcha à ré.

Como o park assist funciona?

Ao parar o carro paralelamente à vaga disponível, basta apertar o botão do park assist que o sistema medirá esse espaço e calculará se o veículo cabe nele. Um detalhe, porém, é que essa avaliação só pode ser feita em vagas paralelas ou perpendiculares. Com tudo certinho, o sistema entrará em ação.

O park assist realizará os movimentos necessários na direção para estacionar. Nesta hora, o motorista pode soltar as mãos do volante, e precisa apenas comandar a embreagem e os pedais do acelerador e do freio.

Quais são os benefícios do park assist?

De bate-pronto, o assistente de estacionamento:

  • calcula o tamanho da vaga disponível e avisa se o carro cabe
  • realiza movimentos com o volante
  • alerta sobre a presença de objetos que podem danificar o carro ao estacionar
  • ajudam novos motoristas a se acostumarem com o tamanho do carro
  • Quais carros têm park assist?

    Quer um carro com park assist? Veja só os modelos que selecionamos!

    Chevrolet Onix Turbo Premier azul estacionado na rua
    icon photo
    Legenda: Chevrolet Onix oferece o sistema park assist na versão topo de linha

    Chevrolet Onix 1.0 Turbo Premier

    Tem sistema de estacionamento automático easy park. Além disso, recebe alerta de ponto cego, ar-condicionado digital, piloto automático, carregador sem fio de celular etc. Todos são opcionais na Premier topo de linha.

    Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier

    Além do sistema de estacionamento automático, esta configuração mais completa do SUV tem motor 1.2 turbo de 133 cv e 21,4 kgf.m de torque, com transmissão automática de seis marchas.

    Chevrolet Cruze 1.4 Turbo Premier II

    Tem easy park, alertas de colisão frontal, detecção de pedestres, alerta de ponto cego, alerta de pressão dos pneus, assistente de permanência em faixa, farol alto adaptativo, entre outros. Além disso, esta versão recebe motor 1.4 turbo, com 153 cv e 24,5 kgf.m de torque com transmissão automática de seis velocidades.

    Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI

    Enfim, um VW com park assist. Esse é o modelo mais em conta da marca alemã a dispor do assistente de estacionamento, mas ele pode ser adquirido de maneira adicional também em outras versões. O motor é 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgf.m de torque, com câmbio automático de seis velocidades.

    Jeep Compass Longitude 2.0 Flex prata estacionado na diagonal
    icon photo
    Legenda: Jeep Compass Longitude também oferece o park assist

    Jeep Compass Longitude 2.0 Flex + Pack Premium

    À disposição apenas como item adicional – parte de um pacote de cerca de R$ 5.000 –, tem faróis de xênon, partida remota e sistema de som Beats de 506 W, além do park assist. O motor é o 2.0 de 159/166 cv e 19,9/20,5 kgf.m de torque com transmissão automática de seis marchas.

    Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo

    O SUV com teto solar panorâmico tem easy park, alerta de colisão frontal, alerta de detecção de pedestres, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado além de banco do motorista com memória e regulagens elétricas. O motor é o 1.5 Turbo de 172 cv e 27,8 kgf.m de torque, e tem câmbio automático de seis marchas e tração integral.

    Volkswagen Passat Highline

    Além do park assist, tem piloto automático adaptativo, sistema de monitoramento frontal, ar-condicionado de três zonas, detector de fadiga, entre outros. Tem ainda motor 2.0 TSI de 220 cv e 35,7 kgf.m de torque, ligado a uma transmissão automática de seis velocidades.

    Volkswagen Tiguan Allspace R-Line 350 TSI

    O carro mais caro da lista – custa mais de R$ 200 mil – tem park assist e front assist; também freio de emergência, porta-malas com abertura e fechamento automáticos e muito mais. O motor é 2.0 com câmbio automático de sete velocidades.

    Quer um carro com park assist?

    E por que não ter o seu carro com assistente automático de estacionamento? Aqui na Webmotors isso é ainda mais fácil! Confira os modelos disponíveis e deixe o jeito de estacionar mais prático. Conheça agora mesmo!

    Comentários