Cores podem influenciar na autonomia do carro

Pesquisa feita pela Ford mostra que a utilização de cores no interior do veículo pode aumentar a autonomia

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Cores podem influenciar na autonomia do carro
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Uma pesquisa realizada pela Ford revelou um dado curioso sobre carros elétricos: algumas cores podem aumentar a autonomia do veículo. Os testes foram realizados mesclando as cores vermelho e azul, sempre associadas ao ar-condicionado do automóvel.

O teste foi feito com o novo micro-ônibus conceito elétrico Transit Smart Energy Concept, de 10 lugares. Com uso da iluminação ambiente para fazer os passageiros se sentirem mais aquecidos (com luzes vermelhas) ou mais refrescantes (com luzes azuis), o veículo economiza energia na climatização e poder rodar mais quilômetros.

Pesquisas do Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA mostram que o uso do ar-condicionado pode reduzir em até 50% a autonomia de um carro elétrico. Quanto maior o veículo, maior o gasto de energia para manter o conforto térmico dos passageiros.

“A exposição à cor pode mudar o nosso humor de várias maneiras. Aqui, trata-se simplesmente de usar iluminação ambiente para fazer as pessoas se sentirem mais quentes ou mais frias. Reduzir a carga do ar pode fazer uma diferença significativa na autonomia”, diz Lioba Muller, engenheira de Iluminação de Veículos da Ford Europa.

Como foi a experiência

Nos testes, passageiros participaram da simulação de um dia de inverno a 0°C e de um dia de verão a 30°C. Eles foram solicitados a classificar o seu nível de conforto térmico - enquanto o motorista monitorava a temperatura de todos os bancos por uma tela no console.

O veículo tem controle térmico individual para cada passageiro. Em ambos os casos o uso da cor na iluminação ambiente reduziu o consumo de energia em 3,3% na refrigeração e em 2,5%, no aquecimento.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors