Descubra o que é carro híbrido

Na semana de lançamento do XC40 Hybrid, saiba como funciona a tecnologia e veja outros carros com esse tipo de propulsão

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Descubra o que é carro híbrido
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

De maneira bem resumida, para quem se pergunta o que é carro híbrido, eles são veículos abastecidos por dois motores: um a combustão e outro elétrico. A sua chegada ao mercado é ideal para quem busca maior economia de combustível e/ou alternativas para uma melhor preservação ambiental.

E o pelotão ecologicamente correto ganha um reforço a partir desta terça (16/6), com  chegada de mais um híbrido da Volvo. Desta vez é o XC40, o menor SUV da marca sueca, cuja variante Hybrid Plug-in já está em pré-venda.

Mas é só isso? Não! Esses modelos têm ficado a cada ano mais populares e o principal motivo é a possibilidade de economizar o máximo possível de combustível. Para tirar essa e outras dúvidas sobre esses carros, respondemos as principais questões sobre carro híbrido. Confira!

Como funcionam os motores do carro híbrido?

O carro híbrido funciona com dois propulsores e duas fontes de energia/força — diferente dos modelos convencionais. Por isso ele é equipado com um motor a combustão e outro elétrico. Mas qual a utilidade e como eles funcionam juntos?

Cada motor tem a sua própria função. O elétrico atua sobre as rodas do veículo com o objetivo de movimentá-lo. Essa ação é perceptível ao ligar o carro , acelerar e o silêncio sob o capô se manter.

Já o motor a combustão tem como função manter o veículo em movimento e - às vezes - gerar energia ao propulsor elétrico. Além disso, quando o carro é extremamente exigido - em alta velocidade ou grandes ladeiras - ele também entra em ação.

Para todo esse sistema com dois motores funcionar perfeitamente, além de toda a tecnologia presente, o gerador é fundamental. É ele que transforma a energia cinética do propulsor a combustão em energia elétrica para o outro motor. Essa conversão acontece nas frenagens do veículo.

Carro híbrido é econômico?

Sim. Em um país como o Brasil, em que abastecer não é barato, a necessidade de gastar o mínimo possível se tornou a realidade para muitos motoristas. Dentro desse cenário, optar por modelos mais econômicos é a saída para quem utiliza o carro para trabalhar, por exemplo, ou até mesmo em momentos de lazer.

Além dos modelos de entrada com motores menos potentes e, consequentemente, mais econômicos, os carros híbridos aparecem como uma nova opção. Como falamos anteriormente, o motor elétrico do modelo contribui para um menor consumo do combustível utilizado no propulsor a combustão.

Toyota Prius prata de frente em foto de estúdio
icon photo
Legenda: Toyota Prius: um dos híbridos mais famosos do mundo está à venda no mercado brasileiro
Crédito: Divulgação

Essa economia é perceptível, principalmente, quando o carro híbrido circula na cidade, e faz até 35 km/l por litro. Em estradas, a necessidade de energia/força é maior, o que gera mais demanda pelo motor a combustão e, consequentemente, aumento no consumo de combustível.

Existem diferentes tipos de híbridos?

Sim, os carros híbridos podem ser divididos em três tipos: em série, paralelo ou misto (combinado). Cada um tem suas próprias especificações e vamos explicar como cada uma delas atua.

Híbridos misto ou combinado

O tipo mais comum no mercado nacional, os híbridos misto ou combinado atuam da seguinte maneira: os dois motores (a combustão e elétrico) são utilizados de forma separada ou simultaneamente. Além disso, ambos podem tracionar sobre as rodas do veículo.

Quando atuam juntos, um fica responsável por fazer o carro andar enquanto o outro se encarrega de recarregar a energia elétrica. Tudo isso acontece de maneira robotizada por sistemas tecnológicos.

Híbrido em série

O tipo de híbrido em série é aquele em que os motores atuam conectados em sequência (em série), ou seja: a saída de um alimenta a entrada do outro. O mais comum é o motor a combustão alimentar o elétrico. Nesses casos, o elétrico atua apenas com a função de tracionar as rodas e o outro para gerar eletricidade.

Híbrido em paralelo

O terceiro tipo de híbrido é o paralelo. Nele, o funcionamento dos dois motores ocorre da seguinte forma: ambos são utilizados para gerar a força necessária para o veículo, porém apenas um deles atua sobre as rodas e o outro é utilizado para melhorar o desempenho do primeiro.

Quais são os híbridos vendidos no Brasil?

O mercado de carros híbridos no Brasil ainda não é tão popular, mas os números (de vendas e opções) crescem gradativamente a cada ano. No início da década não havia nenhuma opção e hoje o mercado já ultrapassa 10 modelos a venda no país.

Veja quais os diversos tipos de carros híbridos à venda no país:

    Quanto custa um carro híbrido?

    O fato dele ser híbrido não é o único fator determinante para fechar o preço dos modelos. Em compensação, não espere encontrar o carro híbrido zero quilômetro por menos de R$ 100 mil.

    Os veículos disponíveis no mercado nacional ultrapassam esses valores e podem chegar a até R$ 800 mil. Porém, há muitas ofertas de carros híbridos seminovos e usados.

    Adquira o seu carro híbrido na Webmotors!

    Novo, seminovo ou usado, no portal da Webmotors você encontra os melhores anúncios de carros híbridos do Brasil. São diferentes modelos e os melhores preços para você escolher a opção mais vantajosa para o seu bolso. Confira!

    Veja nosso teste com o Toyota RAV4 híbrido

     

    Comentários