Dicas de férias

Aproveite sua viagem com tranqüilidade
  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Dicas de férias
Cesvi Brasil
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Chegado o final do ano, o que todos mais querem é pegar a estrada e curtir suas tão merecidas férias, de preferência num local bem distante dos centros urbanos. Para evitar contratempos e surpresas desagradáveis, a principal recomendação é planejar a viagem, o que é, antes de tudo, pensar na garantia de saúde, segurança e conforto dos viajantes. Viajar de carro pode ser muito mais confortável que de ônibus e mais divertido e econômico do que optar por uma viagem aérea. Contudo, a primeira medida que o motorista deve tomar é quanto à revisão preventiva do seu automóvel.

É impossível saber o que pode ocorrer durante uma viagem, porém, boa parte das situações é previsível e solucionável. Os números falam por si. Segundo uma pesquisa realizada pelo jornal Oficina Brasil, parceiro de WebMotors, o custo de uma manutenção preventiva é cerca de 68% inferior ao de um conserto e demanda um tempo muito menor, sem contar que evita problemas com o carro e transtornos indesejáveis.

Para o diretor do Oficina Brasil, Cássio Hervé, o grande desafio é promover uma mudança cultural. “Os proprietários de veículos, por falta de informação, esperam que seus carros apresentem algum tipo de problema para procurarem uma oficina, embora seja muito mais econômico e seguro fazer a manutenção preventiva”, afirma. Além disso, de acordo com um estudo desenvolvido por Roberto Scaringella, consultor da AEA Associação de Engenharia Automotiva e um dos fundadores da CET Companhia de Engenharia de Tráfego, 27% dos acidentes automotivos estão ligados a algum problema de manutenção.
Uma primeira revisão pode ser feita em casa, onde se verifica os itens obrigatórios de segurança e toda a parte elétrica do carro. É importante conferir o estado de conservação do estepe, o prazo de validade do extintor de incêndio, o funcionamento do limpador de pára-brisa, das setas, do pisca alerta, da luz de freio, bateria e fusíveis. O cinto de segurança deve merecer uma atenção especial.

Tenha sempre em mente a importância da manutenção periódica desses itens, pois, além de equipamentos de segurança, a ausência ou mau estado de utilização de algum deles implica multa, com valores que variam de acordo com o Estado pelo qual se trafega.

Não esqueça de certificar que o sistema de arrefecimento esteja em ordem. Radiador, fluído de resfriamento, reservatório de expansão, bomba d´água, válvula termostática e mangueiras devem estar limpos e sem entupimentos, evitando um aquecimento excessivo do motor. Outro item a ser observado é a ventoinha do motor que deve estar funcionando perfeitamente. As elevadas temperaturas dessa época do ano, mais a falta de manutenção podem levar o motor a ferver e até a fundir, resultando em grande prejuízo ao proprietário.

Feito isso, é hora de procurar a ajuda de um profissional para verificar motor, freios, suspensão e amortecedores. Isso gera um custo nem sempre agradável, mas é melhor que ficar na mão, dependendo da “boa-fé” de mecânicos e guincheiros de beira de estrada – outra situação na qual o ‘deixar para depois’ pode resultar em despesas muito maiores para o dono do carro. Verifique ainda o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas.

Com pequenos cuidados, você viaja tranqüilo, cuida do seu carro e curte suas férias com todo o conforto e segurança para sua família. Não esqueça que todas essas precauções também devem ser seguidas no caminho de volta.

Confira nossas dicas:Pé na estrada

Lugar de criança é no banco traseiro

Fuja de acidentes

Em caso de chuva ou neblina

Socorro a acidentes

Em caso de estouro dos pneus

Parado no meio da pista

Quando o sono ataca

Será que passa?

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors