Dois populares – Sandero e J3 -fizeram feio no Latin NCAP

Níveis de segurança nos carros da América Latina continuam sendo muito baixos, embora algumas marcas demonstrarem avanços
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Rodrigo Samy
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Os últimos resultados dos testes de batidas publicados pelo Latin NCAP indicam que os níveis de segurança de alguns modelos bem vendidos por aqui estão 20 anos atrasados em relação aos países industrializados. O resultado também aponta que os carros estão abaixo dos padrões globais.


A única melhora do resultado ficou por conta de alguns modelos, que conquistaram uma pontuação de segurança de quatro estrelas; há dois fabricantes que incluem airbags como equipamento padrão nos modelos testados.


Os carros com piores desempenhos dos oito testados na terceira fase do Latin NCAP foram o Renault Sandero e o JAC J3. O Sandero obteve apenas uma estrela devido ao desempenho instável de sua carroceria, bem como a falta de airbags. O resultado foi bem oposto do apresentado pelo Fluence, que obteve quatro estrelas. O JAC J3 também surpreendeu negativamente no resultado. O hatch conquistou apenas uma estrela mesmo sendo equipado com dois airbags.


O interessante do estudo do Latin NCAP é que o resultado é baseado na vital importância da força do habitáculo na proteção dos ocupantes no caso de uma batida. No caso do J3, os airbags não compensam uma pobre resistência estrutural. O Latin NCAP ainda alerta em nota que considera firmemente que os consumidores não devem ser confundidos pelos fabricantes que se baseiam apenas nos airbags, para oferecer uma falsa impressão de segurança.


Em contrapartida é significativo o aumento do número de carros que obtiveram quatro estrelas. Cinco modelos atingiram as quatro estrelas evidenciando os benefícios combinados do melhoramento da força da estrutura, dos airbags e dos cintos de segurança. Os modelos que possuem quatro estrelas são o Novo Ford Fiesta KD, o Honda City, o Renault Fluence, o Toyota Etios hatchback e o VW Polo hatchback. Outro modelo testado, o Volkswagen Clássico/Bora, conseguiu apenas três estrelas, devido a sua fraca integridade estrutural.


Um assunto preocupante para o Latin NCAP é a conformidade da produção que os modelos devem manter desde sua aprovação original para a venda e no período em que são fabricados e vendidos nos mercados das regiões. A falta dos padrões de segurança da ONU para os veículos na América Latina, e dos laboratórios de testes de carros dificultam que os governos possam garantir que todos os fabricantes mantenham a qualidade dos carros vendidos em seus mercados. O Latin NCAP recomenda uma discussão com políticos acerca deste assunto especialmente naqueles países com importantes instalações para a produção de carros.


Ao completar a Fase III, o Latin NCAP conta agora com 26 modelos incluindo a maioria dos modelos de carros mais vendidos da região.


O que é o Latin NCAP?

O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina (Latin NCAP) foi lançado em 2010 como um projeto piloto de três anos para avaliar qual a contribuição potencial que um programa independente de avaliação de veículos novos pode proporcionar para a segurança viária na América Latina e no Caribe (LAC). O Latin NCAP tem respaldo de programas similares desenvolvidos nos últimos trinta anos na América do Norte, na Europa, na Ásia e na Austrália, que comprovaram ser muito eficazes na melhoria da segurança dos veículos motorizados.


Os responsáveis por essa iniciativa são a Fcaptionação Internacional do Automóvel (FIA); a Fundação FIA, com seus membros para a América Latina; a Fundação Gonzalo Rodríguez (Uruguai), e a International Consumers Research and Testing (ICRT) contando com aopio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Desde 2010, o Latin NCAP realizou três etapas de testes de colisão para avaliar a segurança dos veículos mais vendidos disponíveis nos principais mercados da região O projeto piloto do Latin NCAP demonstrou que o programa pode estimular com sucesso a conscientização das pessoas, governos e fabricantes a ter maior atenção com a segurança veicular. Os bons resultados do projeto piloto apontam para um futuro promissor para o Latin NCAP.


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