O último Rali Dakar não foi histórico somente pela vitória dos brasileiros Leandro Torres e Lourival Roldan na estreia da categoria UTV. A edição de 2017 também ficou marcada como a primeira concluída por um automóvel 100% elétrico.
Chamado de Acciona 100% EcoPowered, o veículo cumpriu os 9.000 quilômetros da prova sem emitir poluentes. Fabricado pela companhia de energia solar Acciona, o 4x4 tem um motor elétrico de 250 kW (equivalente a 340). O propulsor emana ainda 81,5 kgf.m e tem seis módulos de bateria capazes de serem carregadas independentemente, gerando 150 kWh de energia.
O veículo guiado pelos argentinos Ariel Jatón e Tito Rolón carrega ainda um teto com aproveitamento da energia solar de 100 watts para concluir a prova que cruza territórios de Argentina, Bolívia e Paraguai em 111 horas e 28 minutos.
O resultado rendeu à equipe a 57ª e última posição. Mas só o fato de um elétrico terminar uma prova de 9.000 quilôemetros é uma grande vitória.