Ford quer abolir cocô de passarinho com nova tinta

Marca norte-americana diz ter desenvolvido novo tipo de tecnologia sintética para combater esses tipos de eventualidade

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Ford quer abolir cocô de passarinho com nova tinta
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Sujeira de pombos e outras aves, como já falamos por aqui, podem causar implicações graves na pintura de um automóvel. Mas a Ford quer abolir o cocô de passarinho na lataria ou do para-brisa do carro com um novo tipo de tinta sintética, desenvolvida em laboratório com ajuda... dos próprios excrementos dos animais.

Segundo a marca, essa nova tinta foi testada em peças envelhecidas e expostas a temperaturas de 40°C, 50°C e 60°C em um forno (para replicar o uso do carro em ambientes de calor extremos), de modo que fosse possível levar a proteção do veículo contra a corrosão de pintura ao seu limite. Os resultados, de acordo com a marca, são positivos.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Este é apenas um de vários testes aos quais a nova tinta foi submetida. De acordo com a fabricante, os painéis também foram pulverizados com ácido fosfórico misturado a detergente e pólen sintético antes do envelhecimento em fornos (em até 80°C por 30 minutos). Isso ajuda a proteger o produto contra partículas transportadas pelo ar, como pólen e seiva pegajosa de árvores.

Outros testes da tinta incluem um bombardeio contínuo de raios ultravioleta por até 6.000 horas (250 dias) em um laboratório de luz - que equivale cinco anos no lugar mais brilhante da Terra; congelamento da lataria em temperaturas abaixo de zero; exposição à sujeira de estrada; uma câmara de sal com os carros em alta velocidade e até uma simulação de mancha de combustível.

Cocô de passarinho: como limpar?

Deixar cocô de passarinho na lataria de qualquer veículo nunca é boa ideia. O conselho para qualquer motorista é simples: lavar a região regularmente com uma esponja e água morna com xampu neutro (específico para automóveis) e remover imediatamente substâncias aparentemente inofensivas da tinta.

Se for possível, também é legal encerar as superfícies com tinta uma ou duas vezes por ano - isso ajuda a pintura a suportar melhor os ataques mais severos, além de permitir que ela permaneça brilhante por mais tempo. Veja mais dicas para manter a lataria do seu carro sempre nova.

 

Comentários