Ford terá tecnologia para dirigir sem as mãos

Primeiro carro a ter o novo assistente será o SUV elétrico Mustang Mach-E e estará disponível nos EUA e no Canadá

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Ford terá tecnologia para dirigir sem as mãos
Fabio Perrotta Junior
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Ford anunciou a introdução de novos recursos no pacote Co-Pilot360. As novidades incluem um sistema de condução semi-autônoma que permite dirigir sem as mãos na estrada, o Active Driver Assist. O primeiro carro a ser equipado com o dispositivo será o  Mustang Mach-E, futuro SUV elétrico da marca.

Fordmach E Activedriveassistance
icon photo
Legenda: Sistema permite dirigir sem as mãos, mas ainda sem tirar a atenção da estrada
Crédito: Divulgação

O modo hands-free permite que o motorista dirija sem precisar levar as mãos ao volante em determinados trechos de estradas duplas pré-mapeadas, para mais conforto em viagens longas.

Uma câmera infravermelha voltada para o motorista rastreia o seu olhar e posição da cabeça para garantir que ele continue atento à estrada enquanto estiver neste modo de condução. O sistema gera alertas visuais no painel quando o motorista precisa voltar a atenção à estrada ou retomar o controle do veículo.

Fordmach E Activedrive Assist
icon photo
Legenda: Indicação no painel mostra que o sistema está ativado
Crédito: Divulgação

De acordo com a marca, a introdução do Active Drive Assist ajuda a aliviar o estresse de dirigir, mas ainda deixa o motorista totalmente no controle. Além disso, avisa automaticamente se o motorista perder o foco na estrada e também pode diminuir a velocidade até que ele esteja pronto para se concentrar novamente.

De fábrica

O Mustang Mach-E virá de série com o pacote Ford Co-Pilot360 Active 2.0, que além do Active Drive Assist que permite dirigir sem as mãos, tem também um sistema aprimorado de estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares.

Outra novidade do Co-Pilot360 2.0 é a detecção de borda da estrada, que facilita a direção em áreas rurais, identificando os limites da pista onde há linhas visíveis marcadas por elementos como grama ou sujeira.

Comentários